Há 53 novos casos positivos a reportar no dia de hoje, pelo que a Região passa a contabilizar 1.511 casos ativos, dos quais 30 são casos importados e 1.481 são de transmissão local.
Relativamente ao isolamento dos casos ativos, refira-se que 42 pessoas estão hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça; 38 pessoas em Unidades Polivalentes e quatro na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19. Outras 23 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.
Hoje há mais 93 casos recuperados a reportar, pelo que a Região passa a contabilizar 5.225 casos recuperados, o que representa 76% dos 6.799 casos confirmados de COVID-19 no território regional desde o início da pandemia.
Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1.626 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.
No que respeita a vigilância de viajantes, 3.875 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
Relativamente aos Testes Moleculares de Amplificação de Ácidos Nucleicos (RT-PCR) para despiste de COVID-19 realizados, assinala-se que no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos há a reportar um total cumulativo de 161.213 colheitas para teste à COVID-19.
No total, até à data, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM ascendem a 297.253.
No que respeita aos Testes Moleculares de Amplificação de Ácidos Nucleicos (RT-PCR) para despiste de COVID-19 realizados no continente por viajantes com destino à Madeira, em laboratórios contratualizados pelo Governo Regional, foram efetuados até ao dia 18 de fevereiro um total de 57.709 testes, 500 dos quais tiveram um resultado positivo e, consequentemente, determinaram o cancelamento da viagem do respetivo doente.