O Bloco de Esquerda entende que o atual governo não tem condições para continuar. O partido defende eleições antecipadas.
O PSD afirma que os meios aéreos de combate a incêndios serão financiados pelo governo da República a partir do próximo ano. O partido destaca também que o Serviço Regional de Proteção Civil vai pagar menos pela aquisição de equipamentos.
O Juntos Pelo Povo questiona se o orçamento regional vai servir para "albergar os refugiados do PSD". Em causa, a recém criada Associação de Turismo do Monte, uma instituição privada.
O Partido Socialista considera que o governo regional está a esconder informações sobre o incendio de agosto que destruiu mais de 5 mil hectares de floresta. Paulo Cafôfo diz que a comissão de inquérito tem detetado mentiras, contradições e ocultações.
Treze expositores promoveram no Largo da Fonte o primeiro Fórum do Monte. Divulgar o trabalho desenvolvido pelas instituições e entidades da freguesia foi o principal objetivo.
O Presidente do governo alega que a classe média não tem capacidade financeira para recorrer à justiça, por oposição aos mais ricos e aos mais pobres. Para o também jurista Miguel Albuquerque, algo tem que mudar e diz que não se pode ter cidadãos detidos durante 20 dias sem grandes explicações.
Foi inaugurado, na Ponta do Sol, um monumento em memória dos combatentes do concelho. Uma cerimónia de homenagem marcada por alguma polémica, uma vez que a Liga dos Combatentes deixou de fora o batalhão 4913, que esteve entre 1973 e 1975 em Cabinda, em Angola.
O presidente do governo regional defende medidas de acesso à justiça para a classe média. Miguel Albuquerque considera que para os mais desfavorecidos existem apoios e os mais abastados não necessitam, pelo que quem está no meio tem dificuldades acrescidas devido ao valores da justiça em Portugal.
O secretário-geral do Juntos pelo Povo Élvio Sousa, criticou Miguel Albuquerque e o PSD pelo clima de medo na sociedade madeirenses há volta do orçamento. E lembra que no passado a Região não parou por estar a viver com duodécimos .
O PS acusa governo de negligência no combate aos incêndios e diz que há matéria suscetível de ser enviada ao Ministério Público. O presidente do PS-Madeira, Paulo Cafofo criticou as contradições por parte do governo regional no que se refere ao combate aos incêndios do passado mês de agosto, adiantando que as informações que têm sido veiculadas pelos especialistas ouvidos na comissão de inquérito configuram matéria para ser enviada ao Ministério Público.
A cerimónia de homenagem dos antigos combatentes na Ponta do Sol fica marcada pela polémica. A organização foi da Liga de Combatentes mas atrás, excluídos, ficaram elementos do Batalhão 49/13 que esteve em Cabinda. Porque não pagam quotas da liga.
A bem da sustentabilidade o Instituto de Florestas não vai disponibilizar este ano árvores ou ramagens para particulares ou instituições , para as decorações de Natal .
O PS afirma que os direitos dos professores não estão salvaguardados na proposta do orçamento regional. O partido lamenta a falta de medidas para resolver os problemas da classe docente.
O PSD quer que os jardins de infância sejam gratuitos no próximo ano. O partido afirma que há 4,5 milhões de euros reservados na proposta de orçamento para apoiar este nível de escolaridade.
Está aprovado o Orçamento do Estado para 2025. O documento final foi viabilizado com a abstenção do Partido Socialista. Todos os outros partidos votaram contra a primeira proposta orçamental de Luís Montenegro.
Santana tem 9,7 milhões de euros contemplados no orçamento municipal do próximo ano. O documento foi aprovado pela maioria centrista, com a abstenção da oposição. As áreas prioritárias são os apoios às instituições e às famílias.
O orçamento municipal do Porto Santo para o próximo ano foi aprovado, apesar dos votos contra da oposição. É o maior orçamento da história da ilha. São Mais de 10 milhões de euros, sendo a maior fatia para investimentos.
O grupo parlamentar do PSD garante que com a aprovação do orçamento regional a redução de encargos com a educação vai estender-se a mais níveis de ensino.