O comandante da Zona Militar da Madeira (ZMM), Rui Clero, anunciou hoje no Funchal que vai ser feito um esforço no sentido de aumentar o número de mulheres nas fileiras das forças armadas nesta região autónoma.
"Verifica-se que a percentagem de mulheres que presta serviço na Zona Militar da Madeira é inferior à média nacional", afirmou, salientando ser seu objetivo tentar inverter esta situação, no âmbito das políticas de recrutamento.
O major-general Rui Clero falava na cerimónia comemorativa do 180.º aniversário do Comando da Zona Militar da Madeira, que decorreu na Praça do Povo e foi presidida pelo representante da República para a Região, Ireneu Cabral Barreto, contando também com a presença do novo Chefe de Estado-Maior do Exército, general Frederico Duarte.
O responsável aproveitou para anunciar que este ano, uma vez mais, 11 militares da ZMM vão integrar a força portuguesa no Kosovo, no quadro a Aliança Atlântica e, simultaneamente, vincou que o recrutamento militar constitui uma "oportunidade única" e uma "experiência singular" que importa levar junto dos jovens.
Rui Clero lembrou, por outro lado, que existe uma cooperação com Secretaria da Inclusão e Assuntos Sociais, no sentido de facilitar a reintegração dos jovens no mercado de trabalho findo o contrato com as forças armadas.
O comandante da ZMM, que assumiu o cargo em março, disse, ainda, que vai apostar na formação e treino, bem como no emprego operacional.
"Entendemos como emprego operacional a utilização de todas as capacidades disponíveis para a realização das diversas missões que nos estão atribuídas, no âmbito de planos de segurança e defesa, de ações apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações e apoio à proteção civil", explicou.
O Chefe de Estado-Maior do Exército também destacou este aspeto, afirmando que a ZMM estará sempre pronta a reforçar o apoio "imediato e possível" a situações de crise ou catástrofe natural.
Frederico Duarte sublinhou, por outro lado, que o Exército estar a proceder internamente a uma análise abrangente dos seus diferentes sistemas e processos, de maneira a "otimizar a sua eficiência, gerar sinergias, melhorar a utilização dos recursos e promover a sua sustentabilidade".