Ontem à tarde parte do telhado do Edifício Caju colapsou devido aos ventos fortes que se faziam sentir na cidade do Funchal, fazendo com que alguns materiais da cobertura se precipitassem para a Rua da Carreira, sem causar prejuízos humanos ou materiais.
Na sequência deste incidente e após uma vistoria ao imóvel, a Câmara Municipal do Funchal decidiu interditar o acesso ao trânsito, automóvel e pedonal, nas zonas adjacentes ao edifício, nomeadamente na Rua da Carreira e Rua do Surdo. Ficam no entanto salvaguardados os acessos às garagens existentes na Rua do Surdo, sendo que a Rua Nova de São Pedro de ser utilizada como alternativa à circulação pedonal na rua da Carreira.
O vereador Miguel Silva Gouveia participou numa reunião técnica ocorrida no local entre os vários intervenientes envolvidos no processo de recuperação do imóvel na qual ficou assente o compromisso da remoção imediata da estrutura do telhado em risco e a consequente consolidação da fachada. Esta operação será efectuada nos próximos dias pelo que o restabelecimento da circulação automóvel e pedonal far-se-á logo que estejam reunidas as condições necessárias à segurança de pessoas e bens.
Recorde-se que o histórico edifício Caju encontra-se em processo de reabilitação urbana. Vai dar lugar a um hotel. O licenciamento foi aprovado em reunião da Câmara do Funchal no passado dia 25 de Fevereiro.