O Secretário regional Sérgio Marques jantou ontem com a Comunidade Madeirense em Maracaibo, no âmbito da sua visita à Venezuela, por ocasião das celebrações do dia da Região.
Emigrantes manifestaram o seu desagrado relativamente ao sinal da RTP – Internacional, que estará a ser recebido em mau estado. Sérgio Marques comprometeu-se a discutir o assunto com a Administração da RTP, assim que regresse a Portugal.
Nesse jantar encontrou-se com 1ª, 2ª e 3ªs gerações de emigrantes, constatando a proximidade que os madeirenses e seus descendentes ainda mantêm com Portugal e com a Madeira, em particular.
Encontrou-se igualmente com empresários que lhe transmitiram a visão de um país em situação particularmente difícil, que se repercute na comunidade, em particular dos portugueses que têm pequenos negócios. Exemplo disso são “Padarias sem farinha”, e muitos negócios estão encerrados ou parcialmente encerrados. O sentimento da comunidade é, contudo, de resistir.
O sentimento generalizado é de que as pessoas estão conscientes da pequena dimensão da Madeira, estando a estudar alternativas, principalmente os jovens qualificados, nos países vizinhos.
O Governante garantiu que a Madeira fará o que estiver ao seu alcance, mas não sente uma vontade generalizada de regresso.
Sérgio Marques visita hoje a Comunidade Madeirense na cidade de Barquisimeto.