O Governo Regional vai construir um novo jardim no Garajau, na área onde durante muitos anos funcionou uma pedreira, entretanto desativada. O futuro espaço de lazer e fruição da população, com cerca de 7.500 metros quadrados, incluirá uma cafetaria, uma pista para bicicletas, skate e patins, uma extensa área verde e uma outra de monumento geológico, para além de um parque infantil e um anfiteatro ao ar livre, com vista mar.
Miguel Albuquerque considera importante a reconversão daquele género de espaços e entendeu ser fundamental aproveitar um espaço abandonado, que “empobrecia aquele sítio da freguesia do Caniço”.
O investimento, orçado em 500 mil euros, tem um prazo de execução de cinco meses, devendo ser iniciado ainda este ano.
No centro do jardim será implementada uma cafeteria com esplanada em deck, lado a lado com um amplo relvado e um espaço de recreio para as gerações mais novas, com equipamentos que apelam à motricidade, ao equilíbrio, à destreza física e à coordenação motora. A partir do café, existirá uma rampa que permite aceder ao topo superior do jardim, onde se encontrará um circuito para bicicletas, skate e patins. A encosta imediatamente abaixo será ocupada por diversos escorregas, com diversos desníveis.
O declive da encosta será aproveitado para ali se instalar um anfiteatro com bancos de betão destinado a pequenos eventos.