A Câmara Municipal do Funchal vai apoiar com 110 mil euros oito entidades da área artística, de modo poderem avançar com projetos cofinanciados pela Direção-Geral das Artes, informou o presidente da autarquia.
"A Direção-Geral das Artes alterou este ano os critérios e a forma pela qual as instituições podem candidatar projetos e um dos critérios é que haja parcerias e apoios por parte de entidades oficiais", explicou Paulo Cafôfo, após uma reunião do executivo municipal, onde a decisão foi aprovada por unanimidade.
As oito entidades da área artística requereram o apoio, que será vertido em 2018 e 2019.
"Temos entidades da região e entidades de fora da região, mas todas têm em comum o facto de realizarem as atividades no Funchal", sublinhou Paulo Cafôfo, que lidera o município à frente da coligação Confiança (PS/BE/JPP/PDR/Nós, Cidadãos!).
O executivo municipal, composto por seis vereadores da Confiança, quatro do PSD e um do CDS, aprovou também por unanimidade o processo para avançar com a elaboração de um novo regulamento de ocupação do espaço público e publicidade.
"Nós temos investido na qualidade da cidade e a reabilitação urbana é um desses exemplos, mas temos de ter regras bem definidas na organização do espaço público, até para os comerciantes e investidores saberem com o que contam", disse Paulo Cafôfo, sublinhando que o Funchal tem de ser "esteticamente agradável" e simultaneamente tem de garantir uma "boa mobilidade" aos cidadãos, tantas vezes afetada pela proliferação de esplanadas.
O autarca garantiu ainda que, antes de avançar com o processo, a câmara municipal consultou "diversos parceiros", incluindo a Associação Comercial e Industrial do Funchal.