A Câmara Municipal do Funchal decidiu hoje contrair um empréstimo para liquidar uma dívida de 19,4 milhões de euros, referente ao Programa de Apoio a Economia Local (PAEL), requerido pela autarquia em 2012.
O chefe do executivo camarário explicou, após a reunião de vereadores, que existem atualmente "condições mais vantajosas" junto das entidades bancárias para a contração do empréstimo, vincando que o mesmo será feito com "taxas mais acessíveis".
Paulo Cafôfo, eleito com maioria absoluta pela coligação Confiança (PS/BE/JPP/PDR/Nós, Cidadãos!), lembrou que o resgate financeiro ao abrigo do PAEL, no valor 28 milhões de euros, foi requerido em 2012, quando a Câmara Municipal era gerida pelo PSD, para pagar dívidas a fornecedores.
"Nós procuramos inverter essa situação", disse o autarca, realçando que o prazo de pagamento termina em 2027, estando ainda em dívida 19,4 milhões de euros.
"Temos agora a possibilidade de abrir o procedimento concursal para as entidades bancárias concorrerem e nós liquidarmos de uma vez este empréstimo, com taxas e valores muito mais acessíveis e com uma poupança estimada de 300 mil euros", afirmou.
A medida foi aprovada por maioria (coligação Confiança e CDS-PP) e contou com a abstenção do PDS, sendo que o concurso vai ser lançado dentro de três meses.
LUSA