A freguesia da Madalena do Mar, no concelho da Ponta do Sol, acolhe no fim de semana a Mostra Regional da Banana, um evento destinado a promover esta produção madeirense, que registou este ano um aumento de 21%.
O festival tem também como objetivo "dignificar o trabalho dos agricultores que estão nesta área há muitos anos", afirmou à agência Lusa a presidente da Casa do Povo da Ponta do Sol (zona oeste), Mirla Fernandes, vincando que é uma espécie de homenagem a todos os produtores do fruto mais produzido no arquipélago.
Segundo a Direção Regional da Agricultura e Pescas da Madeira, no primeiro quadrimestre do ano registou-se um aumento de 21,17% na produção de banana da Madeira, mais 874.934 quilos em relação ao mesmo período de 2015.
Este ano, o secretário regional da Agricultura e Pescas da Madeira, Humberto Vasconcelos, considerou, no parlamento madeirense, que a agricultura "deixou de ser um parente pobre" da economia regional e "vive um novo momento" no arquipélago, vincando que "nunca, em tempo algum, foi tão proveitoso o cultivo de banana como agora".
A responsável da organização do evento justificou o aumento com o regresso das pessoas à agricultura, por causa da crise vivida nos últimos anos no país, recuperando os terrenos que estavam abandonados para cultivar.
O festival, que acontece desde 2000 por iniciativa da Secretaria de Agricultura e Pescas da Madeira, é realizado todos os anos no mês de julho, na freguesia da Madalena do Mar, do concelho da Ponta de Sol, por ser o "berço" das maiores plantações de banana da ilha.
"Temos uma exposição de cachos de banana, havendo a seleção dos melhores cachos e produtores", explicou a responsável, acrescentando que este ano o evento conta com cerca de 60 produtores.
O evento inclui ainda uma atividade intitulada "Conhecer melhor a cultura da banana", a decorrer na sexta-feira, em que tanto turistas como residentes são convidados a visitar a Empresa de Gestão do Sector da Banana (GESBA), sediada na Madalena do Mar, e a continuar o percurso a pé pelos terrenos daquela localidade para conhecer todo o processo de cultivo da banana.
O percurso termina no local da festa, com a prova daquele fruto.
A banana da Madeira é um fruto fundamental para a economia madeirense e envolve 2.900 produtores, sendo a sua produção maioritariamente vendida para fora da região.
Este ano, para dar maior visibilidade ao fruto, foi realizado um anúncio, no valor de 100 mil euros, protagonizado por Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa de futebol.