A Rede de Bibliotecas de Câmara de Lobos deu início ao projeto “Livros sem Fronteiras”, uma ideia inspirada no conceito de “bookcrossing” surgido nos Estados Unidos da América, passando a disponibilizar, a partir de hoje, ao grande público, obras literárias de ficção e não ficção em alguns estabelecimentos comerciais da baixa da cidade.
O projeto hoje iniciado foi desenvolvido no âmbito do estágio realizado por José Daniel Costa Faria e define-se, sumariamente, pela disponibilização de uma seleção de livros da Biblioteca Municipal em espaços “improváveis” e pouco convencionais, tais como cafés e restaurantes, para que as pessoas que os frequentam possam ler. De forma acessível, qualquer pessoa pode contactar as obras literárias e lê-las. Pode inclusive levar para casa e, quando terminar a leitura, devolver ao mesmo local ou depositá-lo em qualquer local, dando oportunidade a que outras pessoas também o possam ler.
O projeto “bookcrossing” encontra-se difundido no site homónimo (www.bookcrossing.com), sendo que as pessoas que utilizem os livros agora disponibilizados pela Rede de Bibliotecas de Câmara de Lobos encontrarão, no interior de cada obra, informação sobre o projeto, bem como a sugestão de se referenciar no site e de aderir à comunidade global de partilha de obras literárias.
Com esta iniciativa a Rede de Bibliotecas de Câmara de Lobos pretende descentralizar a sua atividade para o exterior das suas instalações físicas, incutindo o gosto pela leitura em públicos pouco familiarizados com o empréstimo e a troca de livros.
O projeto “Livros sem Fronteiras” conta, nesta primeira fase, com a adesão de três estabelecimentos comerciais da baixa da cidade, designadamente o restaurante O Coral, a Pastelaria Rainha e no bar “Forma de Açúcar”, nos quais foram disponibilizados expositores com as obras literárias que serão disponibilizadas ao público. No decurso do próximo mês será também instalada, na Praça da Autonomia, uma cabine telefónica adaptada e customizada para serem disponibilizados outros títulos literários.