O Museu de Imprensa – Madeira acolhe nos próximos dias 11 e 12 de novembro a segunda edição da Conferência de Segurança e Defesa, um fórum de debate e reflexão sobre as problemáticas da Segurança e Defesa Nacional.
A Conferência de Segurança e Defesa é uma iniciativa anual, iniciada no passado ano 2015, promovida conjuntamente pela Câmara Municipal de Lobos, o Comando Operacional da Madeira (COM), o Instituto da Defesa Nacional (IDN), a Universidade da Madeira (UMa) e a Delegação da Madeira da Associação dos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional (AACDN), tendo tem por fim último evidenciar e projetar a Madeira como local privilegiado de debate e reflexão estratégica sobre o mundo que nos rodeia e os consequentes fatores e implicações para a segurança e defesa de Portugal. A segunda edição desta iniciativa terá como tema central de discussão a reflexão e debate sobre a cooperação das Forças Armadas (FA) com as Forças e Serviços de Segurança (FSS) no combate às ameaças transnacionais, em particular ao terrorismo.
A abertura da conferência terá lugar no dia 11 de novembro, pelas 14:00, no Museu de Imprensa – Madeira, decorrendo os trabalhos ao longo da tarde. No dia seguinte, dia 12 de novembro, sábado, decorrerá o terceiro painel, com o início dos trabalhos pelas 09:30 e encerramento por volta das 12:00.
O primeiro painel, que decorrerá no dia 11, com início às 15:00, será subordinado ao tema “As FA e as FSS no combate às ameaças transnacionais”, tendo como objetivo caraterizar a cooperação atual entre as FA e as FSS da República Portuguesa e perspetivar possíveis linhas gerais de ação futuras. Para intervir neste painel está confirmada a presença Prof. Dr. Bruno Cardoso Reis, do Instituto de Defesa Nacional, que abordará o tema “A perspetiva estratégica nacional”; do Vice-Almirante Pires da Cunha, que abordará o tema da “A visão do EMGFA (Estado Maior Geral das Forças Armadas)”; do Dr. Manuel Silva Vieira, do Diretor Sistema de Segurança Interna, que abordará o tema “A visão das FSS – Forças e Serviços de Segurança”.
O segundo painel, previsto iniciar pelas 16:30, terá como tema “A complementaridade entre os serviços de informações portugueses na avaliação da ameaça transnacional: o caso especial do terrorismo – cenários, riscos e desafios”, sendo objetivo do debate identificar o papel e a articulação dos diferentes atores nacionais na avaliação da ameaça transnacional e como aprofundar a sua eficácia. Para intervir neste painel está confirmada a presença do Dr. Adélio Torres Neiva da Cruz, Diretor do SIS (Serviço de Informações de Segurança), que abordará o tema “O papel do SIS”; do Dr. José Casimiro Ferreira Morgado, Diretor do SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa), que falará sobre “O papel do SIED”; e Brigadeiro General Sérgio Ferreira, Diretor do CISMIL(Centro de Informações e Segurança Militares)/EMGFA, que abordará o tema “O papel dos serviços de informações militares”.
O terceiro e último painel decorrerá no dia 12 de novembro, com início pela 09:30, e terá como tema central “A articulação operacional civil-militar no combate às ameaças transnacionais, em especial do terrorismo, na RAM: processo de decisão, comando e controlo, doutrina, capacidades civis-militares, planeamento, infraestruturas críticas, organização, treino, conduta e interoperabilidade”, tendo como objetivo debater a articulação civil-militar no combate às ameaças transnacionais/terrorismo quanto aos seguintes aspetos: processo de decisão, comando e controlo, doutrina, capacidades civis-militares, planeamento, infraestruturas críticas, organização, treino, conduta e interoperabilidade.
Para intervir neste painel, está confirmada a presença dos conferencistas Dr. Manuel Correia da Jesus, que abordará o tema “A perspetiva política/jurídica/regional”; do Tenente Coronel Carlos Escorrega, do Instituto Universitário Militar, que falará sobre “A perspetiva académica: casos de estudo”; do Major–general Santos Correia, Comandante da Unidade de Intervenção da GNR, que falará sobre “A perspetiva das FSS”; e do Coronel de Infantaria Nuno Lemos Pires, que abordará o tema da “A perspetiva militar”.
A abertura da conferência contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Dr. Pedro Coelho, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, e do Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque.
A participação nas conferências é de acesso livre e gratuito, podendo os interessados efetuar a sua inscrição no site da Câmara Municipal de Câmara de Lobos: www.cm-camaradelobos.pt, através do telefone 291 911 080 ou do email geral@cm-camaradelobos.pt