A Câmara Municipal do Funchal já elaborou o projeto arquitetónico de requalificação da Rua Dr. Fernão de Ornelas, a principal rua comercial do Funchal, num investimento no espaço público que ascenderá a 350 mil euros.
O projeto de execução engloba toda a via até ao cruzamento com a Rua do Ribeirinho de Baixo, o que continuará a prever circulação automóvel, com a inversão do sentido da Rua do Seminário.
A autarquia pretende com este projeto “melhorar a mobilidade urbana, adequar a via a uma maior circulação pedonal, tornando o espaço público mais seguro e confortável, a valorização do património e a melhoria dos equipamentos”.
Paulo Cafôfo refere que foi feito um estudo de Auscultação do Impacto das Políticas de Restrição Automóvel Sobre a Atividade Comercial, sobre as experiências da Rua da Carreira e Rua de Santa Maria, e Rua Fernão de Ornelas; e um inquérito na Rua Fernão de Ornelas, orientado também ao setor empresarial, com vista a apurar a recetividade a uma eventual intervenção que se traduza na redução do tráfego automóvel. O presidente da Câmara do Funchal avança que 82,5% dos inquiridos consideraram o fecho da Rua Fernão de Ornelas ao tráfego automóvel como benéfico para a cidade.