A homenagem será feita durante um sarau que se irá realizar em 30 de janeiro no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal.
Segundo o reitor da UMA, José do Carmo, a Universidade não quis “deixar de homenagear duas personalidades que muito deram à casa, e também à região, já falecidas, a professora da UMA Margarida Falcão e o professor João David Pinto Correia, presidente da terceira e última comissão instaladora da UMA".
O sarau tem, assim, "uma dupla missão de homenagem e de divulgação de cultura com uma parte musical e outra mais cultural em termos de texto", já que irá ser, a título de exemplo, declamado o poema da também escritora Margarida Falcão ‘Resposta à carta da árvore triste de Al Berto’.
No âmbito da evocação destes 30 anos, a UMA decidiu ainda criar a distinção anual Alumni, que será atribuída a até três alunos que se tenham destacado pelo seu percurso profissional e/ou conduta cívica, constituindo-se como uma referência para os seus pares e para a sociedade e contribuindo para a consolidação da imagem da instituição como uma universidade de referência.
Os distinguidos podem ser "antigos alunos, seja de licenciatura, mestrado ou doutoramento, seja dos cursos técnicos profissionais", disse o reitor, explicando que “qualquer antigo estudante, atual, docente ou funcionário da universidade pode fazer propostas de nomes de antigos alunos que se tenham destacado e que sirvam como exemplo".
As propostas podem ser enviadas durante o mês de fevereiro, sendo apreciadas por um júri no mês de março, para as distinções serem entregues em 6 de maio, na sessão solene comemorativa do dia da Universidade da Madeira.
Em 2 de fevereiro, a UMA, em parceria com a Orquestra Clássica da Madeira, vai promover também um concerto integrado no ciclo "Concertos para Piano", com direção do maestro Rui Pinheiro e com a participação, como solista, do pianista Vasco Dantas Rocha.
A UMA foi criada em 1988.