Sobre a distinção hoje recebida, o Secretário Regional de Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção (AP-M), Eduardo Jesus, salienta que, ao longo dos anos, a Madeira tem pautado a sua presença e participação na Bolsa de Turismo de Lisboa pela inovação e procura constante de “rasgar com o passado”. Referindo que o stand da Região neste evento, que é o maior do setor no país, é a maneira como a Madeira se apresenta e revela ao mercado nacional, Eduardo Jesus recorda que “a presença na BTL é fundamental para a comunicação do destino”.
O governante sublinha ainda que a atenção que é dada, anualmente, a este meio, é visível, com a AP-M a procurar sempre aspetos diferenciadores e criativos que mostrem a Região como o destino ímpar que é. Essa preocupação tem levado a que o stand nesta feira seja alvo de destaque. “Ao longo dos anos, o stand da Madeira tem recebido vários prémios pela forma como se mostra e como convida o público, do setor ou não, a descobrir o que temos para oferecer”.
Refira-se que o stand da Madeira na BTL 2022 pode ser descrito como 500 m2 de homenagem às paisagens e cultura regionais através de uma experiência para todos os sentidos. A estrutura, feita em materiais naturais e reciclados, refletiu as preocupações atuais de sustentabilidade, reforçando o compromisso do destino com este tema, tendo em conta o processo, em curso, de certificação da Madeira como Destino Turístico Sustentável.
Em todo o espaço podia sentir-se uma energia vibrante das cores e elementos decorativos que remeteram para a floresta Laurissilva, património mundial natural desde 1999, para o mar de tempetura amena e um azul límpido que convida a mergulhos e explorações subaquáticas, às cores das frutas e legumes que se encontram nos mercados, até à alegria, simpatia e hospitalidade única dos madeirenses e porto-santenses. No centro do stand foram criados quatro “mundos” de recursos naturais e turísticos – o Mar, a Laurissilva, as Montanhas e o Porto Santo – fisicamente representados por quatro instalações distintas que permitiram aos presentes uma experiência sensorial ao nível olfativo e sonoro.
Durante os cinco dias de feira, o stand da Madeira registou uma forte afluência de profissionais do setor, meios de trade e público em geral, sendo de destacar o elevado volume de negócios gerado para os parceiros de hotelaria e aviação que estiveram presentes no local com balcões específicos. Foram ainda sorteadas duas viagens à Região no âmbito da “Roda da Sorte” que atribuiu ainda centenas de brindes aos participantes.