O Professor Catedrático e ex-reitor da Universidade da Madeira, Pedro Telhado Pereira, vai presidir ao júri do Prémio Emanuel Rodrigues, deste ano.
O primeiro encontro sénior de dança reúne grupos de vários pontos do país e do Brasil, em São Vicente. A intenção é promover o convívio e a coordenação motora.
O festival «Bom para a Madeira» vai contar com dois palcos de animação musical e terá a participação de 13 empresas regionais, parceiras do Continente, que vão montar barracas de comes e bebes. O evento decorre no dia 4 de junho na praça do povo do Funchal.
«A Revolução» é o título da peça de teatro, que sobe esta noite ao palco do Teatro Municipal Baltazar Dias. Trata-se da peça vencedora da edição deste ano do Festival Regional de Teatro Escolar - Carlos Varela. Os alunos da Escola Básica e Secundária do Porto Santo representam um texto do escritor Gonçalo M. Tavares. A peça sobe ao palco às 21h00 e tem entrada gratuita, mediante o levantamento dos bilhetes.
A Freguesia do Caniçal irá receber entre os dias 7 e 9 de julho a VI Edição do Festival do Atum do Gaiado e do Marisco.
A empresa foi selecionada pela StartUp Portugal como uma das 20 melhores startups em Portugal a marcar presença na Viva Tech (Paris) e na Collision (Toronto).
Este ano a conferência é dedicada à economia azul. A conferencia traz à Região oradores de várias áreas para abordar o tema. Miguel Branco, presidente da secção regional da Ordem dos Engenheiros deixa o desafio para a criação de uma licenciatura na área do mar, na Universidade da Madeira.
O festival MEO Sons do Mar decorre nos dias 8 e 9 de setembro.
Este ano, o espetáculo que envolve perto de 800 pessoas é na Praça do Povo e não será aberto ao público, mas tem transmissão em direto na RTP Madeira.
A vasta maioria dos 90 carros de curso que desfilam hoje no cortejo da Queima das Fitas de Coimbra optaram por mensagens políticas, que apesar de o dia ser de festa não se «podem falar só das flores».
Uma convicção expressa pelo secretário regional da Educação, na entrega de prémios do concurso «Baú de Leitura», que decorreu no centro comercial La Vie, no Funchal.
Tony Carreira sobe ao palco do Festival «Bom para a Madeira», que decorre na Praça do Povo, no Funchal, dia 4 de junho. O artista, que comemora este ano 35 anos de carreira, atua no palco principal, das 19h às 20h30, com entrada gratuita.
Começa hoje, na vila da Ponta do Sol, a sétima edição do Festival Aqui e Acolá. O evento junta música, cinema, arte de rua, literatura, teatro, pintura, escultura e fotografia. Na música, os maiores destaques são as atuações da cantora Maro, que venceu o Festival da Canção do ano passado, e do cantor Jay Jay Johanson.
As energias renováveis, o transporte marítimo e a aquacultura estão entre as áreas que Portugal quer desenvolver. A estratégia foi defendida pelo secretário de Estado do Mar, no segundo dia da semana marítima da Madeira, que traz à Região cerca de 200 participantes.
Alguns eventos que acontecem esta semana na Madeira estão divulgados numa plataforma nacional, no âmbito da primeira edição do Festival Humanidades. Trata-se da versão portuguesa do festival «Being Human», que acontece no Reino Unido desde 2014. Em Portugal, o Festival é organizado por um departamento de investigação da Universidade Nova e Pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. A ideia é reunir o maior número possível de eventos ligados à área das humanidades, muitas vezes vista ainda como um parente pobre, reconhece Rogério Miguel Puga, da Universidade Nova.
O evento vai debater o mar e o transporte marítimo e junta cerca de duas centenas de participantes europeus envolvidos nesta indústria. O evento conta também com a presença de antigos ministros e do atual secretário de Estado do Mar José Maria Costa.
São 41 atuações, de 17 grupos musicais entre os dias 19 e 27 de maio.
Nos dias 1 e 2 de junho, o Centro de Congressos da Madeira será palco do debate nacional "Portugal e o Mar - A engenharia Azul". O evento é organizado pela ordem dos engenheiros e pretende aproveitar a vantagem competitiva da plataforma oceânica portuguesa. A iniciativa vai reunir representantes dos governos da República, da Madeira e Açores e contar com mais de 20 oradores estrangeiros, nacionais e locais.