Dar a conhecer as potencialidades da utilização de fibras naturais na confeção de têxteis e calçado ou até na aeronáutica.
A um mês e meio da Jornada Mundial da Juventude, cerca de 700 madeirenses estão inscritos para o encontro, que decorre no início de Agosto. O padre Carlos Almada, coordenador do comité organizador diocesano, acredita que ainda vai haver mais procura.
Cerca de 500 alunos e professores estiveram a assistir ao primeiro festival de teatro ambiental, no auditório do Jardim Municipal do Funchal. As peças ficaram a cargo de seis escolas e uma associação, com um total de 130 participantes.
Durante três dias, passam pela Pela Praça do Povo, no Funchal, vários artistas nacionais e estrangeiros.
Seis concertos na Praça do Povo no Funchal, entre hoje e sábado. É a proposta deste ano para o Festival Raízes do Atlântico, de hoje até sábado. A aposta principal vai para uma forte presença de bandas madeirenses, como explica Graça Alves, da Direção Regional de Cultura. C'azoada, Lidiane Dualibi e Balaio Brasil e os Fennel Shore & Petra Gomes, além de duas estreias na Região, os Senza e os Fogo Fogo e o regresso da cabo-verdiana Lura, que encerra o festival são as propostas musicais. O Raízes do Atlântico começa às 20h30, na Praça do Povo.
«Viveram amigos para sempre», é o novo projeto que junta as associações Adbrava e Avesso. É através do canto e do teatro que 46 crianças sobem ao palco para alertar para problemas familiares, sociais e de saúde mental, que caracterizam os jovens da atualidade.
Hoje é o dia de Santo António. Por tradição, a missa conta com muitos fiéis, que também seguem na procissão. Os mais crentes têm fé e acreditam nas superstições em torno do santo, como o facto de dar sorte ao casamento.
O espumante «Pai 80» da empresa Terras do Avô venceu a medalha de ouro no maior concurso mundial de vinhos, em Bruxelas, na Bélgica. O produtor e proprietário Duarte Caldeira afirma que a distinção é uma alegria pessoal mas também para a Região. Esta foi a décima primeira medalha atribuída à empresa, em concursos de vinhos.
As marchas de Santo António levaram milhares de pessoas até à freguesia do Funchal. O desfile contou com a participação de perto de 600 figurantes de 12 grupos.
Até domingo há música, teatro e outras expressões artísticas nas ruas do Funchal. Quase três mil alunos das escolas da Região participam na Semana Regional das Artes.
A presença portuguesa na Expo Internacional de Turismo de Macau, que se realiza entre os próximos dias 30 de junho e 2 de julho, vai ser reforçada este ano com a presença de um pavilhão da Madeira.
O bairro da Bica venceu a edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou hoje a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), responsável pela organização da iniciativa.
Decorre entre 7 e 16 de julho, no Estádio dos Barreiros.
Os principais clientes foram os turistas, sobretudo os britânicos, que são grandes consumidores desta bebida.
A primeira festa da sidra que hoje termina na Avenida Arriaga é considerada um sucesso, apesar do encerramento das barracas durante dois dias por causa do temporal.
Cerca de 250 crianças de escolas de Câmara de Lobos e de Santa Cruz participaram hoje no «Escolartes». O mar e as tradições foram os temas interpretados pelos alunos.
Consciencializar as crianças de hoje para formar os adultos de amanhã é um dos objetivos do Escolarte 2023, que juntou cerca de 300 alunos das escolas do ensino básico de Santa Cruz e Câmara de Lobos. O espetáculo que foi esta tarde apresentado no Centro de Congressos da Madeira, associou os valores da ecologia às vozes que marcaram a rádio e a televisão ao longo do século XX.
Essa é a convicção da organização. Ricardo Caldeira faz um balanço positivo. Durante o fim de semana voltou a viver-se três dias de recriação quinhentista em Machico. Ricardo Franco, presidente da Câmara, enaltece um evento que é único na Região.
O espetáculo piromusical denominado «Das trevas à luz» terá a duração de 20 minutos e começa pelas 23 horas.
O Presidente da República participou, por videoconferência, no encontro «Portugal e o Mar», um evento internacional em que Miguel Albuquerque desafiou o Governo Central a promover e a dar mais importância à reserva natural das Selvagens, que considerou um laboratório para a humanidade.