O autarca machiquense reforçou que Machico, já conta com uma sólida tradição bandolisnística que marcou, de forma significativa, várias gerações das 5 freguesias deste concelho. Uma das pessoas que continua a dar alma a esta arte e que promove o bandolim de forma exímia é, indiscutivelmente, José Martins Júnior.
O padre conserva vários instrumentos do famoso agrupamento bandolinístico da Madeira, denominado “Septeto Dr. Passos Freitas”, que percorreu o mundo nos anos 20 do seculo passado. Apesar apenas ter constituído formalmente a Tuna de Câmara de Machico em 1983 desde cedo contribuiu para o ensino desta arte musical tão singular junto da comunidade, sobretudo junto dos jovens.
Numa altura em que escasseava a oferta musical ele foi visionário numa perspectiva formativa e pedagógica transmitindo os grandes clássicos (Strauss, Mozart, Biset, entre outros…) às novas gerações. Atualmente ainda consegue congregar várias gerações de pais e filhos em torno dos valores musicais.
Por tudo isto é da mais elementar justiça reconhecer publicamente e perpetuar no tempo o nome daqueles que tanto oferecem à Cultura desta terra. É neste pressuposto e com enorme honra que a autarquia de Machico decidiu justamente atribuir a este encontro a designação de : Encontro de Bandolins José Martins Júnior