A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, decidiu reajustar o Calendário de Animação Turística 2020 em resultado da pandemia mundial do Covid-19 e todo o efeito que tem causado nos mercados emissores e no destino Madeira, realidade que impediu que decorresse conforme programado.
A primeira alteração no Calendário aconteceu com a decisão do adiamento da Festa da Flor, que, conforme foi tornado público oportunamente, passou de maio para o próximo mês de setembro.
Esta recalendarização da Festa da Flor para o nono mês do ano fez com coincidisse com a Festa do Vinho da Madeira, que decorre anualmente neste mês das vindimas, pelo que a Secretaria Regional de Turismo e Cultura decidiu realizar os dois eventos em setembro, reorganizando toda a programação, conforme se pode ver no quadro em detalhe.
O secretário regional de Turismo e Cultura considera que a junção do grande evento que constitui já a Festa da Flor, com a Festa do Vinho da Madeira, no mesmo mês, a título excecional e só para 2020, vai potenciar um momento muito importante para a Região a nível turístico.
Eduardo Jesus entende que vai permitir que seja o grande momento de relançamento do destino Madeira junto dos mercados de origem de turistas, quer nacionais, quer internacionais. “O efeito pretendido decorre da necessidade de impor ao mercado um grande acontecimento que constitua a viragem de uma página face à crise em que nos fez mergulhar o Covid-19”, complementa.
O governante vai mais longe ao pretender que sejam eventos que “devolvam a confiança do mercado, o bem-estar e a alegria às pessoas, residentes ou visitantes”.