As Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas marcam a agenda desta semana, no Porto Santo, com duas acções. A primeira, que arranca já hoje, e decorre até ao dia 18, diz respeito à realização de uma Residência artística, no âmbito da criação de uma peça de Dança contemporânea que, designada por “Happy Island”, resulta de uma coprodução internacional dos madeirenses Dançando com a Diferença e a reconhecida Companhia La Ribot.
Este espetáculo – que contribui para a promoção da inclusão, através da arte – tem a sua ante-estreia prevista, para breve, na Ilha da Madeira, tendo sido inspirado nas paisagens e belezas naturais do Arquipélago. Depois de ser exibido na Região, esta criação artística deverá percorrer várias cidades, em todo o mundo, levando o nome da Madeira mais longe.
A segunda ação intitula-se “História e Criatividade”, decorre entre os dias 17,18 e 19 de abril e destina-se aos alunos de pré-escolar e 1º ciclo do Porto Santo, concretamente às Escolas EB1 + PE do Campo de Baixo, Externato Nossa Senhora da Conceição e EB1 + PE do Porto Santo, tendo por objetivo incentivar a criação artística através da Banda Desenhada, interligando a história e a criatividade e sensibilizando o público escolar para a rica história do arquipélago.
Durante este ano, as Comemorações alusivas aos 600 Anos irão envolver a requalificação do património, a realização de eventos, exposições, congressos e espetáculos, projetos na comunidade, encomendas artísticas e, naturalmente, a edição de novas publicações, especialmente focadas na Ilha do Porto Santo.