Em 2020, a certificação de bordados, tapeçarias e artigos de guarnição representou uma receita de primeira venda de 488,3 milhares de euros, -10,4% que em 2019, mantendo a tendência de queda dos quatro anos anteriores.
Aquele decréscimo foi influenciado pela diminuição observada no mercado regional e nas vendas para o Continente, que no seu conjunto, rondou os -56,6%.
Ao invés, a comercialização para o mercado estrangeiro aumentou 27,6%.
No ano em análise, cerca de 78,1% das vendas foram feitas no mercado externo (381,4 milhares de euros).
Os Estados Unidos (306,8 milhares de euros) e o Reino Unido (49,9 milhares de euros) foram os principais mercados de destino deste tipo de artigos. As variações homólogas relativas aos referidos mercados foram de +81,7% e de -4,6%, respetivamente.
A pandemia acabou por influenciar negativamente as vendas no mercado regional que dependem em larga medida do Turismo, com o valor do bordado certificado a recuar 57,4% em 2020, fixando-se nos 100,8 milhares de euros, o valor mais baixo da série disponível na DREM, que tem início em 1998.