São dados fornecidos pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, que dizem que a comercialização de vinho da Madeira, atingiu os 789,1 mil litros no 1.º trimestre de 2024, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,8 milhões de euros. Comparativamente ao período homólogo, registou-se um aumento de 10,3% na quantidade e uma diminuição de 9,9% em valor.
No mercado nacional, a comercialização atingiu os 149,0 mil litros e rendeu um valor aproximado a 1,2 milhões de euros, dos quais 102,9 mil litros e de 0,9 milhões de euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira. Assim face ao 1.º trimestre de 2023, as vendas em território nacional apresentaram uma evolução negativa, quer nas quantidades (-12,5%), quer em valor (-18,8%).
As exportações para os países da União Europeia rondaram os 383,8 mil litros, gerando uma valorização de 1,7 milhões de euros, o que representou um aumento em volume e de valor de 16,5% e de 19,4%, respetivamente. Por sua vez, as exportações para os países Terceiros aproximaram-se dos 256,3 mil litros, produzindo uma receita de 1,9 milhões de euros, o que representou variações homólogas de +18,7% em volume e de -22,5% em valor. Nos países da União Europeia (UE), saliência pela positiva para o aumento das vendas para o mercado francês – que continua a ser o mercado mais importante no conjunto dos países da UE – com variações homólogas de +23,2% e +24,8%, na quantidade e em valor, respetivamente, bem como para os mercados neerlandês (+409,9%; +274.5%) e sueco (+30,5% e +57,2%). Pela negativa, registe-se o desempenho do segundo mercado mais importante no conjunto dos países da UE, a Alemanha, que apresentou reduções de 34,8% e 29,4%, pela mesma ordem, na quantidade e valor. No mercado extracomunitário, destaque para o aumento das vendas para o mercado japonês, (+21,4% nas quantidades e +4,2% em valor). Contrariamente, nos Estados Unidos a tendência de queda foi mais acentuada (-29,1% nas quantidades e ‑63,5% em valor), sendo que noutro mercado extracomunitário importante – o Reino Unido – o desempenho foi também negativo (-0,5% nas quantidades e -5,7% em valor). Com efeito, é de referir que a pronunciada variação negativa em valor nas vendas para o mercado norte-americano (-63,5%) foi determinante para a variação global do valor comercializado de vinho Madeira acima referido (-9,9%).
De referir, por fim, que do total comercializado, 71,6% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 7,35 euros/litro (9,01 euros/litro no 1.º trimestre de 2023). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,80 euros/litro (2,70 euros/litro no período homólogo).