Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Reclamações sobre ginásios sobem 6% para 1.450 em 2024
Foto: RTP
Economia 15 jan, 2025, 17:33

Reclamações sobre ginásios sobem 6% para 1.450 em 2024

O Livro de Reclamações Eletrónico recebeu 1.450 reclamações referentes a ginásios no ano passado, mais 6% face a 2023, sobretudo relativas à qualidade e serviço, transações e encomendas e atendimento, anunciou hoje a Direção-Geral do Consumidor (DGC).

Segundo a DGC, a qualidade e serviços, com 278 reclamações, foi o motivo mais reclamado, seguido das transações e encomendas (149), atendimento (144), cartões (programas de fidelização) e crédito (118) e informação ao consumidor (118).

Entre os motivos secundários, surgem a prestação de serviço defeituoso (188), a informação prestada incorretamente (103), o registo e cancelamento (96), a falta de profissionalismo (87) e a retenção de valor indevido (70), avança aquela entidade em comunicado.

Sendo a adoção de um estilo de vida mais saudável “uma das resoluções de ano novo mais populares e que leva muitas pessoas a inscreverem-se em ginásios no início do ano”, a DGC alerta que esta decisão “pode resultar em complicações, muitas vezes relacionadas com a falta de entendimento sobre as cláusulas contratuais, cobranças inesperadas ou condições de cancelamento do contrato que não vão ao encontro das expectativas dos consumidores”.

Para “evitar surpresas”, recomenda que, antes da inscrição num ginásio, o consumidor se certifique de que compreende todas as cláusulas do contrato, especialmente as relacionadas com períodos mínimos de fidelização, condições de cancelamento e taxas adicionais, confirme se os serviços pretendidos estão descritos no contrato e consulte o regulamento do ginásio.

Aconselha ainda os consumidores a analisarem as condições de eventuais descontos ou ofertas temporárias para evitar surpresas quando terminar o período da promoção e a guardarem uma cópia assinada do contrato.

“Se subscreveu o contrato de prestação de serviço ‘online’, saiba que tem 14 dias para desistir, comunicando por escrito a sua decisão ao operador económico, sem precisar de justificar”, acrescenta.

Em situações de conflito, os consumidores podem recorrer ao Livro de Reclamações, preferencialmente no formato eletrónico, e procurar apoio junto das Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo, que procedem à resolução de conflitos através de procedimentos de mediação, conciliação e arbitragem, de forma gratuita ou a custos muito reduzidos. Estas entidades encontram-se localizadas em diversas zonas do país, abrangendo todo o território nacional.

No âmbito das suas competências de fiscalização do regime jurídico das cláusulas contratuais gerais, a DGC diz ter vindo a realizar ações de fiscalização para identificar a utilização de cláusulas absolutamente proibidas em contratos, inclusivamente em contratos de adesão a ginásios, garantindo que irá continuar a acompanhar este tema.

Lusa

Pode também gostar

Imagem de Ciclovia vai ligar o Fórum Madeira à Praça do Turista (Áudio)

Ciclovia vai ligar o Fórum Madeira à Praça do Turista (Áudio)

Imagem de Governo madeirense investe 3,5 milhões de euros na compra de 36 viaturas e equipamento para os bombeiros

Governo madeirense investe 3,5 milhões de euros na compra de 36 viaturas e equipamento para os bombeiros

Imagem de PAN acusa o Provedor de não defender bem estar animal (vídeo)

PAN acusa o Provedor de não defender bem estar animal (vídeo)

Imagem de Tiago Silva foi 8º classificado na 34.ª Maratona Internacional de Macau

Tiago Silva foi 8º classificado na 34.ª Maratona Internacional de Macau

Imagem de Dificuldade em manter o ritmo de execução (vídeo)

Dificuldade em manter o ritmo de execução (vídeo)

Imagem de Aurélio Pereira afirma que Ronaldo será sempre uma mais-valia para o Sporting

Aurélio Pereira afirma que Ronaldo será sempre uma mais-valia para o Sporting

Imagem de Sessão solene marcada por troca de acusações entre o PSD, JPP e Governo

Sessão solene marcada por troca de acusações entre o PSD, JPP e Governo

Imagem de Estrada do Jardim do Mar reabre amanhã

Estrada do Jardim do Mar reabre amanhã

Imagem de João Freitas deixou duras críticas aos jogadores do Galomar (áudio)

João Freitas deixou duras críticas aos jogadores do Galomar (áudio)

Imagem de Covid-19: Incidência aumenta para 5.322,6 infeções

Covid-19: Incidência aumenta para 5.322,6 infeções

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS

    • DESPORTO

    • TELEVISÃO

    • RÁDIO

    • RTP ARQUIVOS

    • RTP Ensina

    • RTP PLAY

      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS

      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS

    • Provedora do Telespectador

    • Provedora do Ouvinte

    • ACESSIBILIDADES

    • Satélites

    • A EMPRESA

    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE

    • CONSELHO DE OPINIÃO

    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO

    • RGPD

      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025