O Explora I, construído no estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, Itália, fará a sua primeira viagem ao longo de sete noites, com escalas em Lerwick, Ilhas Shetland e Kirkwall, Orkney.
A empresa destaca em comunicado que o navio foi “projectado em parceria com os principais designers de luxo e hospitalidade do mundo para estimular os sentidos e incentivar um “«Ocean State of Mind»”.
Com 248 metros de comprimento e 32,60 metros de largura, o Explora I dispõe de 14 decks com uma área total de 16 mil metros quadrados, onde inclui “11 experiências culinárias, seis restaurantes exclusivos e 12 bares e lounges”.
Os hóspedes terão acesso a três piscinas exteriores, uma piscina interior, 64 “cabanas privativas” e um centro de bem-estar com nove salas de tratamento e um salão de beleza.
Para alojamento, o Explora I dispõe de 461 “casas à beira-mar” com cerca de 42 metros de quadrados, uma Owners Residence, 22 Ocean Residences, 67 Ocean Penthouses, 371 Ocean Terrace Suites, 70 Grand Ocean Terrace Suites e 82 suites interconectadas.
O navio fará vários itinerários diferentes, “cruzando o Mar Atlântico através da Gronelândia para passar o Outono na América do Norte, o Inverno nas Caraíbas e a Primavera na costa Oeste dos Estados Unidos e no Havai, antes de regressar à Europa no Verão de 2024 para uma coleção de viagens no Mar Mediterrâneo”.
A duração das viagens será de sete a 11 noites e podem ser combinadas, com garantia de “manhãs relaxantes e noites emocionantes”, bem como “horários de chegada e partida não convencionais combinados com pernoitas nos portos”.
Citado no comunicado, o CEO da Divisão de Cruzeiros do MSC Group, Pierfrancesco Vago, afirmou que o segmento de cruzeiros de luxo “tem fortes perspectivas de crescimento, nas quais acreditamos firmemente e cujos padrões procuramos redefinir, focando sempre a excelência e o luxo”.
Michael Ungerer, CEO da Explora Journeys, por sua vez, garante que a empresa superou “os limites da inovação e do design para criar um navio que incorpora o nosso compromisso com a excelência”.
O segundo navio da companhia de cruzeiros, o Explora II, está a ser construído no estaleiro Fincantieri em Génova Sestri Ponente, Itália, e deverá começar a navegar em Agosto do próximo ano.
A Explora Journeys tem encomendados ainda mais dois navios, o Explora III e o Explora IV, movidos a gás natural liquefeito (GNL), para receber em 2026 e 2027, respectivamente.
O plano de investimento da companhia de cruzeiros para os quatro navios ascende 2,5 mil milhões de euros.
A Explora Journeys garante que todos os seus navios “serão equipados com as mais recentes tecnologias ambientais e marítimas, incluindo tecnologia de redução catalítica selectiva, conectividade de energia em terra, sistemas de gestão de ruído subaquático para ajudar a proteger a vida marinha e uma ampla variedade de equipamentos eficientes em termos de energia a bordo para optimizar o uso do motor e reduzir ainda mais as emissões”.