Agenciado pela Blatas, o AIDAcosma chegou ao Funchal pelas 6h00, vindo de Las Palmas, de Gran Canária com 5.787 passageiros e 1.464 tripulantes a bordo. O navio está a realizar um cruzeiro de sete dias por Canárias e Madeira. Começou a 26 de novembro em Santa Cruz de Tenerife e termina no mesmo porto na próxima terça-feira. Prossegue viagem às 17h00, em direção a Santa Cruz de La Palma.
O Azura iniciou as manobras de acostagem pelas 7h00. Chegou de Santa Cruz de Tenerife e vai permanecer 15 horas no Funchal, numa escala da responsabilidade da Blatas. Sai às 22h00 em direção a Las Palmas, de Gran Canaria.
Com 4.160 pessoas a bordo (3.003 passageiros e 1.157 tripulantes), está também a realizar um cruzeiro num itinerário Cruise Atlantic Islands (CAI), neste caso de duas semanas. Começou em Santa Cruz de Tenerife a 21 de novembro e termina a 5 de dezembro, no mesmo porto. Vai visitar praticamente todas as ilhas do arquipélago canário: Tenerife, Fuerteventura, La Palma, Lanzarote e Gran Canaria,
O Silver Whisper, a navegar com 320 passageiros e 297 tripulantes, entrou no Porto do Funchal pelas 9h00, proveniente de Lisboa. Vai ficar até às 23h00 no Cais 6, numa escala da Agência Ferraz. Do Funchal segue para o Porto Santo, onde vai ficar durante toda a manhã de terça-feira, antes de seguir para o Mindelo, Cabo Verde. Está a realizar uma viagem transatlântica de 18 dias entre Lisboa e o Rio de Janeiro.
Por último, às 23h15, chega o Mein Schiff Relax, transportando 3.923 passageiros e 1.403 tripulantes. Numa escala da responsabilidade da JFM Shipping, o Relax vai passar a noite na pontinha, seguindo viagem às 18h00 de terça-feira. Chegou de Las Palmas de Gran Canaria e segue para Santa Cruz de La Palma, num cruzeiro de sete dias pelas ilhas da CAI.
No Funchal, está também o mega-iate Spirit que chegou domingo ao início da noite. Veio de Gibraltar, com 14 tripulantes a bordo, e vai ficar em fundeadouro, com vindas regulares a porto, até quinta-feira, altura em que segue para as Antilhas holandesas. É uma escala da JFM Shipping.