
Economia
08 mar, 2022, 11:38
Pandemia reforça as vendas de bens ou serviços através da internet na Região
Mais de um quarto das empresas da Região iniciaram ou aumentaram os esforços para vender bens ou serviços através da Internet devido à pandemia COVID-19. Em 2021, 97,5% das empresas da RAM e 37,0% das pessoas ao serviço utilizaram computador com ligação à Internet para fins profissionais, tendo as proporções relativas à média nacional se fixado, respetivamente, nos 96,6% e 44,5%.
Segundo a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), no mesmo ano, 2021, 61,3% das empresas referiram ter website próprio ou do grupo económico a que pertencem, valor muito próximo do apurado para o País (62,0%). A maioria disponibilizava nesse website a descrição dos produtos, listas de preços e ligações ou referências a perfis de redes sociais da empresa (78,5% e 66,9% das empresas com website, respetivamente). 63,3% das empresas utilizaram meios de comunicação digital (social media), percentagem que supera a média nacional (59,4%), e a quase totalidade destas empresas (98,7%) utilizaram as redes sociais (97,9% no País).
As vendas de bens e serviços através do comércio eletrónico representaram 8,4% do total do volume de negócios em 2020. O valor apurado para Portugal foi de 17,0%.
Cerca de 41,7% das empresas compraram serviços de computação em nuvem para utilizar na Internet, percentagem que supera a observada para o País, 34,7%, destacando-se a compra do serviço de correio eletrónico e armazenamento de ficheiros (96,4% e 71,1%, respetivamente).
Mais de um quarto das empresas (26,3%) utilizaram dispositivos ou sistemas interconectados que podem ser monitorizados ou controlados remotamente através da Internet das coisas (IoT). O valor relativo a Portugal situava-se nos 23,4%.
15,6% das empresas da RAM (17,3% em Portugal) recorreram a tecnologias de Inteligência Artificial (IA), sendo as mais utilizadas as que analisam linguagem escrita (68,2%), aprendizagem automática para análise de dados (22,7%) e que automatizam diferentes fluxos de trabalho ou auxiliam na tomada de decisão (16,6%).
Em 2020, no contexto da pandemia COVID-19, 26,6% das empresas iniciaram ou aumentaram os esforços para vender bens ou serviços através da Internet e 21,1% aumentaram o investimento nas tecnologias de informação e comunicação (TIC). No País, e pela mesma ordem, as proporções foram de 21,3% e 24,0%.
