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Imagem de Pandemia provocou grande quebra em unidades comerciais de dimensão relevante
Economia 16 dez, 2021, 12:51

Pandemia provocou grande quebra em unidades comerciais de dimensão relevante

Pandemia provocou uma quebra inédita no volume de negócios das Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR) a par de um recuo no número de trabalhadores.

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), divulga hoje em simultâneo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), informação sobre as Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR), para o ano de 2020. Uma UCR é um estabelecimento, considerado individualmente ou no quadro de um conjunto pertencente a uma mesma empresa ou grupo de empresas, em que se exerce a atividade comercial e que tem uma área de exposição e venda de alguma dimensão (ver condições específicas no Em Foco).

Em 2020, existiam 91 Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR) localizadas na RAM (mais 3 que em 2019), 68,1% dos quais dedicadas ao retalho não alimentar e 31,9% afetas ao retalho alimentar ou com predominância alimentar. Note-se que uma parte substancial destes estabelecimentos (81,3%) pertence a empresas cuja sede está localizada em Portugal Continental.

Naquele ano, as UCDR da RAM empregavam 2 757 trabalhadores (-7,4% do que o ano anterior), 68,0% dos quais mulheres, sendo que 21,8% do total trabalhava em regime temporário. Estas unidades geraram um volume de negócios de 458,9 milhões de euros em 2020 (-2,9% face a 2019). A evolução destas duas variáveis em 2020, não pode ser dissociada da pandemia da COVID-19, que provocou o primeiro recuo do VVN desde o início da série (2011) e a interrupção da tendência de crescimento do número de trabalhadores nas UCDR que persistia desde 2015.

O retalho alimentar, com 29 estabelecimentos, gerou um volume de vendas de 327,6 milhões de euros (317,3 milhões de euros em 2019, ou seja, variou +3,3%), enquanto os 62 estabelecimentos do retalho não alimentar faturaram 128,8 milhões de vendas de mercadorias (153,4 milhões de euros no ano anterior, isto é, -16,1%).

Em média, cada estabelecimento de retalho alimentar realizou um valor de vendas anual de 11,3 milhões de euros, valor que se reduz para cerca de 2,1 milhões de euros no caso dos estabelecimentos de retalho não alimentar.

No ano de 2020, a área de exposição e venda no retalho alimentar atingiu os 36,8 mil m2, e no retalho não alimentar os 44,6 mil m2.

O número de transações realizadas nos estabelecimentos UCDR atingiu os 20,4 milhões. No retalho alimentar, o valor médio por transação correspondeu a 20,0 euros (16,3 euros em 2019) e no retalho não alimentar a 32,3 euros (30,3 euros em 2019).

Nas unidades de retalho alimentar, as vendas de ”produtos alimentares, bebidas e tabaco” representaram 81,1% das vendas totais (-0,8 p.p. face a 2019). Neste grupo, a “carne e produtos à base de carne” (15,3%), os “outros produtos alimentares, n.e.” (15,1%) e os “frutos e produtos hortícolas” (12,3%) foram os principais produtos vendidos. De entre os produtos não alimentares comercializados nestas unidades (18,9% das vendas totais), os de “cosmética e higiene pessoal” (7,5%), as “Outras vendas e produtos” (4,2%) e os de “limpeza doméstica” (4,1%) foram os que mais se destacaram.

Nos estabelecimentos de retalho não alimentar, os produtos com as vendas mais expressivas foram o “vestuário e acessórios” (25,9%), os “computadores e material ótico, fotográfico e de telecomunicações” (17,5%), os “eletrodomésticos” (13,5%) e o “mobiliário e artigos de decoração” (9,7%).

Em relação aos meios de pagamento utilizados, os cartões de débito e de crédito foram usados em 62,6% das vendas no retalho alimentar (57,1% em 2019) e 71,0% das vendas no retalho não alimentar (67,8% em 2019). Os pagamentos em numerário representaram 36,7% das vendas do total no retalho alimentar (42,0% em 2019) e 24,3% das vendas do retalho não alimentar (28,3% em 2019).

Em 2019, a venda de produtos de marca própria foi de 159,8 milhões de euros nos estabelecimentos UCDR (-10,5% face a 2019), representando 33,5% e 38,8% do volume de vendas global dos segmentos alimentar e não alimentar, respetivamente (pela mesma ordem, 32,2% e 49,8% em 2019).

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