Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Pandemia provocou grande quebra em unidades comerciais de dimensão relevante
Economia 16 dez, 2021, 12:51

Pandemia provocou grande quebra em unidades comerciais de dimensão relevante

Pandemia provocou uma quebra inédita no volume de negócios das Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR) a par de um recuo no número de trabalhadores.

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), divulga hoje em simultâneo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), informação sobre as Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR), para o ano de 2020. Uma UCR é um estabelecimento, considerado individualmente ou no quadro de um conjunto pertencente a uma mesma empresa ou grupo de empresas, em que se exerce a atividade comercial e que tem uma área de exposição e venda de alguma dimensão (ver condições específicas no Em Foco).

Em 2020, existiam 91 Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR) localizadas na RAM (mais 3 que em 2019), 68,1% dos quais dedicadas ao retalho não alimentar e 31,9% afetas ao retalho alimentar ou com predominância alimentar. Note-se que uma parte substancial destes estabelecimentos (81,3%) pertence a empresas cuja sede está localizada em Portugal Continental.

Naquele ano, as UCDR da RAM empregavam 2 757 trabalhadores (-7,4% do que o ano anterior), 68,0% dos quais mulheres, sendo que 21,8% do total trabalhava em regime temporário. Estas unidades geraram um volume de negócios de 458,9 milhões de euros em 2020 (-2,9% face a 2019). A evolução destas duas variáveis em 2020, não pode ser dissociada da pandemia da COVID-19, que provocou o primeiro recuo do VVN desde o início da série (2011) e a interrupção da tendência de crescimento do número de trabalhadores nas UCDR que persistia desde 2015.

O retalho alimentar, com 29 estabelecimentos, gerou um volume de vendas de 327,6 milhões de euros (317,3 milhões de euros em 2019, ou seja, variou +3,3%), enquanto os 62 estabelecimentos do retalho não alimentar faturaram 128,8 milhões de vendas de mercadorias (153,4 milhões de euros no ano anterior, isto é, -16,1%).

Em média, cada estabelecimento de retalho alimentar realizou um valor de vendas anual de 11,3 milhões de euros, valor que se reduz para cerca de 2,1 milhões de euros no caso dos estabelecimentos de retalho não alimentar.

No ano de 2020, a área de exposição e venda no retalho alimentar atingiu os 36,8 mil m2, e no retalho não alimentar os 44,6 mil m2.

O número de transações realizadas nos estabelecimentos UCDR atingiu os 20,4 milhões. No retalho alimentar, o valor médio por transação correspondeu a 20,0 euros (16,3 euros em 2019) e no retalho não alimentar a 32,3 euros (30,3 euros em 2019).

Nas unidades de retalho alimentar, as vendas de ”produtos alimentares, bebidas e tabaco” representaram 81,1% das vendas totais (-0,8 p.p. face a 2019). Neste grupo, a “carne e produtos à base de carne” (15,3%), os “outros produtos alimentares, n.e.” (15,1%) e os “frutos e produtos hortícolas” (12,3%) foram os principais produtos vendidos. De entre os produtos não alimentares comercializados nestas unidades (18,9% das vendas totais), os de “cosmética e higiene pessoal” (7,5%), as “Outras vendas e produtos” (4,2%) e os de “limpeza doméstica” (4,1%) foram os que mais se destacaram.

Nos estabelecimentos de retalho não alimentar, os produtos com as vendas mais expressivas foram o “vestuário e acessórios” (25,9%), os “computadores e material ótico, fotográfico e de telecomunicações” (17,5%), os “eletrodomésticos” (13,5%) e o “mobiliário e artigos de decoração” (9,7%).

Em relação aos meios de pagamento utilizados, os cartões de débito e de crédito foram usados em 62,6% das vendas no retalho alimentar (57,1% em 2019) e 71,0% das vendas no retalho não alimentar (67,8% em 2019). Os pagamentos em numerário representaram 36,7% das vendas do total no retalho alimentar (42,0% em 2019) e 24,3% das vendas do retalho não alimentar (28,3% em 2019).

Em 2019, a venda de produtos de marca própria foi de 159,8 milhões de euros nos estabelecimentos UCDR (-10,5% face a 2019), representando 33,5% e 38,8% do volume de vendas global dos segmentos alimentar e não alimentar, respetivamente (pela mesma ordem, 32,2% e 49,8% em 2019).

Pode também gostar

Imagem de Santo António entrega cabazes a idosos (vídeo)

Santo António entrega cabazes a idosos (vídeo)

Imagem de Detido o coronel acusado de conspirar para derrubar Nicolás Maduro

Detido o coronel acusado de conspirar para derrubar Nicolás Maduro

Imagem de Kalindi, ex-Nacional, faleceu aos 28 anos de idade

Kalindi, ex-Nacional, faleceu aos 28 anos de idade

Imagem de Sérgio Marques ouvido hoje em Comissão de Inquérito (áudio)

Sérgio Marques ouvido hoje em Comissão de Inquérito (áudio)

Imagem de JPP insiste na uniformização de calendário do pré-escolar

JPP insiste na uniformização de calendário do pré-escolar

Imagem de Sporting vence e fica cada vez mais perto do título

Sporting vence e fica cada vez mais perto do título

Imagem de Bruno Moniz e Manuela Morgado venceram Grande Prémio do Santo da Serra

Bruno Moniz e Manuela Morgado venceram Grande Prémio do Santo da Serra

Imagem de TAP já cancelou quase 200 voos para a Madeira este ano

TAP já cancelou quase 200 voos para a Madeira este ano

Imagem de TAP regressou aos lucros cinco anos depois (vídeo)

TAP regressou aos lucros cinco anos depois (vídeo)

Imagem de Orquestra na Assembleia Legislativa da Madeira

Orquestra na Assembleia Legislativa da Madeira

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025