“O grande destaque deste Inverno serão os 19 cruzeiros, a bordo do MSC Opera, com embarque e desembarque no Funchal, pela primeira vez no Inverno”, anunciou esta sexta-feira a companhia de cruzeiros.
As receitas totais do alojamento turístico português subiram 9,4% em Janeiro, para 230,8 milhões de euros, um novo recorde para um primeiro mês do ano, com a região Oeste e Vale do Tejo a liderar o crescimento.
A Associação de Comércio e Indústria do Funchal defende que a taxa turística só devia ser aplicada a partir do verão do próximo ano. Tudo porque há contratos fechados com os operadores onde não consta o valor da taxa que os turistas vão ter de pagar.
Os senhorios que em 2023 não subiram as rendas também vão beneficiar do desconto criado para compensar os proprietários pela norma que no ano passado limitou a atualização das rendas a 2%, sendo o mecanismo aplicado automaticamente pela AT.
As rendas de habitação recebidas durante todo o ano de 2023 e cujo contrato de arrendamento seja de duração inferior a cinco anos vão pagar uma taxa de IRS de 25%, indica a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
São dados da Direção Regional de Estatística.
Mais de 20% da população vivia, em 2023, em agregados em que não existia capacidade financeira para manter o alojamento confortavelmente quente, mais 3,3 pontos percentuais do que no ano anterior, segundo dados do INE hoje divulgados.
Com a construção de novos navios, a Região espera ser incluída nas novas rotas.
O Sindicato da Hotelaria da Madeira está a fazer um levantamento do número de imigrantes que estão a trabalhar nos hotéis no Funchal. Até ao momento, foi possível apurar que existem trabalhadores de pelo menos 18 nacionalidades.
Os números do turismo voltaram a subir em Janeiro na Madeira. A Região recebeu, no primeiro mês do ano, 697 mil e 400 hóspedes. É mais 0,1 ponto percentual do que no mesmo mês do ano passado.
A distinção de melhor destino de praia da Europa deve trazer mais turismo ao Porto Santo. Para o município, o prémio pode ajudar, igualmente, a combater a sazonalidade.
O Grupo Sonae alcançou no ano passado resultados de vendas face ao ano anterior na ordem dos 5 milhões de euros, no setor alimentar.
A Associação de Comércio e Indústria do Funchal defende que a taxa turística só devia ser aplicada a partir do verão do próximo ano.
A alimentação, as bebidas não alcoólicas subiram, no mês de fevereiro, mais de 9% na Madeira. Apesar desta escalada dos preços, a taxa de inflação fixou-se no arquipélago, nos 4,1%, mais 0,8 pontos percentuais da registada no país.
A Alcatel vai construir e instalar o sistema de cabos submarinos de ligação do Continente, Açores e Madeira (CAM), um investimento de 154,4 milhões de euros, com conclusão prevista para 2026, e a operação ficará com a IP.
O Marella Explorer que semanalmente, faz escala no Porto do Funchal, chegou esta manhã, de Canárias, com 1816 passageiros e 812 tripulantes. Pelas 12h30, chegou o Azamara Pursuit, proveniente de La Palma com 657 passageiros e 394 tripulantes.
Este ano há um aumento do número de voos da Easyjet.
São números semelhantes aos registados em 2022 e 2023.