Economia

Obras de São Lázaro custaram 70 mil euros (vídeo)
A nova rede de águas e novos passadiços no centro náutico de São Lázaro custaram perto de 70 mil euros. Um espaço que foi visitado pelo vice-presidente do Governo.

Um milhão de euros de apoia à habitação (vídeo)
Uma parte desta verba, é para ajudar os jovens com dificuldades económicas a arrendar ou comprar casa.

IRS automático chega a 250 mil recibos verdes
O alargamento do IRS automático a trabalhadores independentes vai aumentar em cerca de 250 mil o universo de contribuintes abrangido por este automatismo no processo de entrega da declaração anual que arranca no dia 01 de abril.

4,4 milhões de euros para o Porto Santo (vídeo)
O Governo Regional canalizou mais de quatro milhões e 400 mil euros de apoios a empresários da ilha dourada. Foram aprovadas mais de 240 candidaturas.

Madeira escolhida para estadias de longa duração (vídeo)
Os turistas são atraídos pela segurança e pelas condições sanitárias oferecidas pela ilha.

Preço dos imóveis não acompanha a pandemia (vídeo)
As agências imobiliárias desconfiam dos valores das habitações apresentados por algumas plataformas informáticas. Dizem que o único dado credível diz respeito ao INE ou à Direção Regional de Estatística.

Hotéis do Porto Santo a 30% (vídeo)
A Taxa de ocupação hoteleira na altura da Páscoa, no Porto Santo, não deve ultrapassar os 30%. Antes da pandemia, os valores podiam chegar aos 90%.

Venezuela: Banco Central introduz três novas notas
O Banco Central da Venezuela (BCV) anunciou este sábado a introdução de três novas notas, como parte da “expansão da atual família de espécies monetárias”.

Pandemia provoca queda acentuada na atividade portuária
Nos portos da Região, a queda dos cruzeiros de 228 para 70 navios fez diminuir em 75% os passageiros embarcados e desembarcados.

Menos 65% dos passageiros nos aeroportos
Nos dois aeroportos da Madeira houve um decréscimo do movimento de passageiros demonstrando o impacto fortíssimo das medidas restritivas para contenção da Covid-19. No final de 2020, o movimento de passageiros nos aeroportos regionais não ultrapassou um milhão e 171 mil.

Economia circular é uma aposta da Região até 2030 (áudio)
Até 2030, o Governo Regional vai promover a agenda para a Economia Circular. O objetivo é incentivar um modelo de produção e consumo com base na partilha, renovação e reciclagem.

Autocarros perderam 34,5% dos passageiros
Devido à pandemia de Covid-19, o número de passageiros transportados nas carreiras urbanas passou de 17,2 milhões em 2019 para 11,3 milhões em 2020.

Acionista da Groundforce aceita todas as exigências do Governo para empréstimo
O acionista da Groundforce Alfredo Casimiro concordou com todas as exigências feitas pelo ministro das Infraestruturas na quinta-feira, para obter o empréstimo necessário para pagar salários a 2.400 trabalhadores, disse fonte oficial da Pasogal à Lusa.

Portugal é a 52.ª economia com mais liberdade
Portugal subiu quatro posições, para o 52.º lugar, no índice de Liberdade Económica de 2021, segundo o relatório anual da Fundação Heritage, sendo a subida atribuída à melhoria da saúde orçamental.

Enfermagem na Madeira tem pleno emprego (vídeo)
O Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, afirma que há profissionais que estavam fora da Região e que desde 2016 têm regressado para trabalhar no arquipélago.

ACIF quer novas medidas para evitar crise financeira (áudio)
O Presidente da Associação de Comércio e Indústria do Funchal (ACIF), Jorge Veiga França, defende um novo modelo de desenvolvimento que conte com a participação de todos os parceiros.

Portugal vai «atravessar uma gravíssima crise»
O Presidente da Jerónimo Martins afirmou, em entrevista à Lusa, estar "mais cético" relativamente à economia portuguesa, considerando que vai "atravessar uma gravíssima crise", e que "não é claro" como o Plano de Recuperação e Resiliência "vai funcionar".

Mulheres trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens
As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a vida familiar e pessoal.