Economia

Turistas vão pagar entrada em Veneza
Turistas em viagem a Veneza, Itália, devem reservar estada e pagar para entrar na cidade possivelmente já no verão de 2022, segundo noticiou hoje a imprensa italiana.

Criado grupo de trabalho para analisar perdas dos lesados do BES e BANIF
O Governo promoveu a constituição de um grupo de trabalho com o Banco de Portugal e a CMVM para procurar dar resposta às perdas dos lesados do BES e do BANIF, prevendo o seu início em setembro.

Blandy`s Madeira no TOP 100 das adegas (vídeo)
A revista americana Wine and Spirits voltou a escolher a Blandy's Madeira como uma das 100 melhores adegas do mundo. Em setembro, a Blandy's vai colocar no mercado uma nova casta.

Ingleses gastam mais dinheiro em Portugal (vídeo)
No mês de junho, os turistas britânicos gastaram no território nacional 127 milhões de euros, só no mês de junho. Os dados do Banco de Portugal mostram que é a primeira vez que os turistas ingleses sobem na lista dos turistas que mais receitas geram no país

Santander sem acordo com 350 trabalhadores
O Santander não chegou a acordo para a saída de 350 trabalhadores, de um total de 685 inicialmente previstos, e vai agora avançar com um «processo unilateral e formal» a partir de setembro.

Trabalhadores em `lay-off` tradicional aumentam 57,9%
O número de trabalhadores em ‘lay-off’ tradicional, o regime previsto no Código do Trabalho, aumentou 57,9% em julho face a junho, para 13.482, revelam as estatísticas mensais da Segurança Social divulgadas hoje.

16 passagens de água recuperadas na Ribeira Brava (áudio)
As obras no concelho beneficiam os sítios da Tabua, Achada dos Aparícios, Furna, Campanário e Lugar da Serra.

Trabalhadores do SEF admitem «formas de luta mais duras»
Os trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que estão, desde 14 de agosto, em greve parcial, admitem «formas de luta mais duras» caso o Governo mantenha «a sua posição autocrática», disse à Lusa o presidente do SIIFF.

Remessas dos emigrantes subiram 7%
As remessas dos emigrantes portugueses subiram 6,9%, para 306,2 milhões de euros em junho face ao período homólogo de 2020, registando-se uma descida de 2,1% em França, um dos maiores mercados emissores destas receitas.

Sindicato diz que há trabalhadores para o setor (áudio)
O Sindicato de Hotelaria reage assim aos empresários que afirmam ser obrigados a recrutar fora da ilha trabalhadores para a restauração e hotelaria.

Taxa de juro no crédito à habitação diminuiu
Os dados são em relação ao mês anterior. Já a prestação média manteve-se.

Chakall veio conhecer gastronomia local (vídeo)
O Chefe Chakall está de visita à Madeira, para conhecer alguns produtos da gastronomia local. O argentino vai representar a cozinha portuguesa na Expo Dubai.

Incentivos ajudam a vender carros elétricos (vídeo)
Os carros elétricos são uma alternativa cada vez mais procurada, até pelos benefícios fiscais. Os vendedores consideram que os incentivos à compra têm ajudado, mas que há falta de postos de abastecimento.

Governo apoia empresas de vinho (áudio)
O Governo assinou, esta tarde, contratos de apoio com as empresas produtoras de Vinho Madeira.

Fábrica produziu 4 mil quilos de mel biológico (áudio)
A fábrica de mel do Ribeiro Seco produziu este ano cerca de 4 mil quilos de mel biológico e mais de 130 mil quilos de mel convencional.

Pais pedem mais tempo para comprar livros escolares
A possibilidade de incluir as despesas com livros escolares no programa IVAucher foi hoje saudada pelos pais, que lamentaram, no entanto, as condições para beneficiar da medida e pediram que o prazo para a aquisição dos manuais seja prolongado.

Confederação discorda do aumento da garantia dos bens
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) “discorda em absoluto” do aumento da garantia dos bens móveis de dois para três anos, de acordo com um parecer remetido ao Governo em julho.

Portugueses pessimistas quanto às condições económicas no país
Os portugueses estão pessimistas quanto à situação económica do país, com mais de metade dos inquiridos (52,1%) num estudo do Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica-Lisbon a avaliar as condições da economia como "fracas a muito fracas".