Economia

Madeira já pescou mais espada-preto do que no ano passado (áudio)
Neste momento, como adiantou o secretário regional do Mar e Pescas, a Região já contabiliza mais de 1200 toneladas de pescado de peixe-espada-preto, equivalente a um crescimento das quantidades na ordem dos 40%.

Venda de livros em Portugal aumentou 17,6% no 2.º trimestre face a 2021
Entre abril e junho deste ano venderam-se mais de 2,7 milhões de livros em Portugal, o que representa um aumento de 17,6% face ao período homólogo de 2021, revelou hoje a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Setor das pescas vai ter mais apoios (áudio)
A luz verde da União Europeia já chegou. O setor das pescas vai poder contar com mais apoios. O secretário do Mar explica que será possível aos pescadores e às empresas da área da aquacultura e indústria transformadora conseguir apoio para fazer face aos custos energéticos. Uma medida de exceção e transitória, que tem um fundo de 400 mil euros.

Inflação atinge bens e serviços de formas diferentes
Em abril de 2022, a taxa de inflação homóloga acelerou, atingindo os 6,1%, sendo mais pronunciada nos bens (+7,2%) que nos serviços (+4,6%). A inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos) fixou-se em 4,6%.

Vendas de automóveis e cimento aumentam na Madeira
Os indicadores disponíveis para o domínio do investimento dão destaque para as vendas de automóveis novos ligeiros de mercadorias (+41,9%) e de cimento (+9,4%). Assim como os edifícios licenciados, que também estão em crescimento, em abril de 2022,

Dormidas na Região subiram 760% no mês de abril
O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) revela que, no mês de abril de 2022, a atividade económica regional manteve a trajetória de crescimento, dando sinais de nova aceleração face ao mês anterior. A recuperação do setor do turismo deu um importante contributo para aquele desempenho, já que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas) subiram 760,8% nesse mês.

Aeroportos nacionais movimentam 5,3 milhões de passageiros em maio e aproximam-se de 2019
Os aeroportos nacionais movimentaram 5,3 milhões de passageiros, com o desembarque médio diário de 87.100 passageiros, aproximando-se dos níveis registados antes da pandemia, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.

Produção de cocaína na Colômbia e Peru diminuiu em 2021 mas continua elevada
A produção de cocaína na Colômbia e no Peru diminuiu em 2021, apesar de continuar elevada, e manteve-se estável na Bolívia, segundo dados publicados pelo departamento de política nacional de controlo de drogas da Casa Branca.

ACAPORAMA e Adrama vão dividir um total de 11 milhões de euros (áudio)
O Governo Regional prepara-se para reforçar os apoios do próximo quadro comunitário para os concelhos mais desfavorecidos através da Associação de Casas do Povo e da Associação de Desenvolvimento da Madeira.

Preço mediano de alojamentos familiares cresceu
No 1.º trimestre de 2022 (últimos 12 meses), o preço mediano de alojamentos familiares na RAM foi de 1 481 euros/m2, traduzindo este valor um aumento trimestral de 3,1% e homólogo de 13,1%. A nível nacional, o preço mediano foi inferior, de 1 346 euros/m2, com variações positivas, pela mesma ordem, de 3,8% e de 12,4%.

Região suporta custos do aumento do gás e do fuelóleo para a produção de energia elétrica (áudio)
O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas assegura que a Região está a suportar os custos do aumento do gás e do fuelóleo para a produção de energia elétrica. Pedro fino explica que esse suporte, num setor regulado, faz com que na Madeira, por agora, não haja aumento do preço da energia.

Rendas e preço das casas aumentaram no primeiro semestre de 2022
Por distritos, logo a seguir a Lisboa e a Faro está a Madeira. O preço médio das casas rondou os 413 mil euros, o que significa um aumento superior a 21 por cento.

Contabilizaram-se cerca de 900 mil dormidas no alojamento turístico da Região, com os três principais mercados a apresentarem fortes crescimentos
As estimativas, referentes a maio de 2022, revelam que 86,9% dos estabelecimentos do alojamento turístico da Região registaram movimento de hóspedes (98,6% da capacidade do alojamento turístico total) neste mês. Analisando por segmento, verifica-se que foi a hotelaria que apresentou a maior percentagem de estabelecimentos do seu segmento com movimento de hóspedes (92,5%), seguido do alojamento local, com 86,6%, e do turismo no espaço rural, com 85,5%.

Grupo Serlima prepara expansão para os Países Baixos e Reino Unido (áudio)
João Umbelino realça que o processo é lento e que exige uma estratégia acertada. O gestor do grupo lamenta a falta de mão de obra na área da limpeza, mas admite que os salários praticados pela empresa são baixos. O grupo Serlima, que assinalou os 40 anos de atividade, tem um total de 5.000 funcionários, 1.500 dos quais na Região. O volume de negócio em 2021 foi superior a 60 milhões de euros.

Bruxelas melhora crescimento do PIB português para 6,5%, o maior da União Europeia
A Comissão Europeia reviu em alta de 0,7 pontos percentuais o crescimento do PIB português para este ano, para 6,5%, colocando o país como o que regista a maior expansão, segundo as previsões macroeconómicas hoje divulgadas.

Apoios às empresas crescem 90% com PRR e Portugal 2030
A ministra da Presidência estima que os apoios às empresas cresçam 90% com o Portugal 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) face ao último quadro comunitário e fala num consenso de base com o PSD.

Investimentos na Calheta têm crescido (vídeo)
Os investimentos no concelho da Calheta têm crescido nos últimos anos. Em 2021, foram atribuídas 364 licenças de construção. Mais 150 em relação ao ano anterior.

Armadores esperam aumento da quota do atum patudo (vídeo)
Pescadores e armadores esperam que as autoridades aumentem a quota do atum patudo, já que foi atingido o limite das 3 mil toneladas. O atum capturado nos últimos dias tem de ser descarregado em lota até ao final do dia.