Economia

MSC Euribia é o seu segundo navio movido a gás
A MSC Cruzeiros vai realizar a cerimónia de nomeação do MSC Euribia, segundo navio movido a gás natural liquefeito (GNL) da companhia, no porto de Malmö, junto a Copenhaga na Dinamarca, a 8 de Junho.

Agências de viagens fizeram o segundo melhor Janeiro de sempre
As 597 agências de viagens portuguesas participantes do sistema de intermediação da IATA para a venda de voos realizaram 75,5 milhões de euros em Janeiro com a concretização de 259,1 mil transações, no que foi em valor o segundo melhor primeiro mês de sempre.

Teófilo Cunha espera que quota de pesca de atum mantenha-se igual à de 2022 (áudio)
O secretário regional de Mar e Pescas espera que a quota de pesca de atum deste ano se mantenha igual à do ano passado, que foram 3 mil toneladas de patudo. Algumas quotas de pesca foram ultrapassadas o ano passado. Teófilo Cunha diz que não há comunicação dos números da pesca do território continental para as ilhas e que isso tem de mudar.

Remessas dos emigrantes batem recorde e sobem 4,9% para 3,89 mil milhões
As remessas dos emigrantes em 2022 bateram o recorde, subindo 4,9%, para 3.892,2 milhões de euros, com os emigrantes nos PALOP a enviarem quase 320 milhões, mais 21,7% do que em 2021, segundo o Banco de Portugal.

«Marella Explorer» no regresso semanal ao Funchal, com 2676 pessoas a bordo
No Porto do Funchal está nesta quinta-feira e como habitualmente, o “Marella Explorer” que chegou de La Gomera, nas Ilhas Canária, com 1898 passageiros e 778 tripulantes.

UE deu quase 12 mil milhões de euros em apoio militar desde início da guerra na Ucrânia
Os Estados-membros da União Europeia (UE) mobilizaram quase 12 mil milhões de euros para a Ucrânia desde o início da guerra, entre o Mecanismo de Paz Europeu e as contribuições para fortalecer as Forças Armadas ucranianas.

Semana de quatro dias de trabalho reduz o stresse e mantém a produtividade
Trabalhar quatro dias por semana reduz o stresse e mantém os níveis de produtividade, refere um relatório publicado hoje por investigadores da Universidade de Cambridge, a partir de um projeto-piloto com 61 empresas no Reino Unido.

Hostels dizem que medidas vão destruir empresas
A Associação Hostels de Portugal disse hoje que as medidas apresentadas pelo Governo para a habitação, nomeadamente para o alojamento local, "não foram ponderadas" e irão "destruir inúmeras empresas", segundo um comunicado hoje divulgado.

Ferry faz revisão das máquinas e equipamentos de socorro (vídeo)
O navio que faz as ligações entre a Madeira e o Porto Santo regressou há poucos dias à ‘linha’, depois da manutenção que custou mais de um milhão de euros. A intervenção foi feita essencialmente na casa das máquinas e no convés.

Euribor sobe para novo máximo a 12 meses pela 6.ª sessão consecutiva
A taxa Euribor desceu hoje a três e seis meses e subiu a 12 meses, pela sexta sessão consecutiva, para um novo máximo desde dezembro de 2008, ao ser fixada em 3,579%.

Abrir lojas ao fim-de-semana não merece consenso (vídeo)
A opinião dos comerciantes da baixa do Funchal divide-se em relação à abertura das lojas ao fim de semana. Alguns acreditam que o turismo pode ajudar impulsionar os negócios. Outros falam em falta de recursos humanos.

Hotelaria está a depender menos dos operadores (vídeo)
A hotelaria na Madeira está a depender menos dos operadores turísticos com o crescimento das reservas diretas do cliente final. Apesar dos receios da conjuntura internacional, o carnaval e as procura para os próximos meses superam as expectativas. A uma semana da Bolsa de Turismo de Lisboa, os hoteleiros têm boas perspetivas para o mercado nacional e a saída da Transavia da linha do Porto deverá ser colmatada com mais voos de outras companhias.

Madeira tinha registados 37 vistos gold (áudio)
Até outubro de 2022 tinham sido concedidos na Madeira 37 vistos gold. Com o fim previsto da iniciativa que permitia o acesso ao visto de residência, a troco de investimento as opiniões dividem-se. Há quem defenda que o 'boom' desta medida ainda estava para chegar à Madeira, outros alegam que ate ao momento não foi significativa a quantidade de pedidos

Tecnológicas eliminam mais de 74.000 empregos
Ainda o ano vai no início e 12 tecnológicas mundiais já anunciaram a eliminação de mais de 74.000 empregos em 2023, sem contar com a redução anunciada pela Meta e Amazon, em novembro, de 21.000 pessoas.

Não há quem queira trabalhar na agricultura (vídeo)
Não há mão-de-obra suficiente para trabalhar na agricultura. É o que mais preocupa um jovem empresário, que tem estufas e produz para os supermercados.

Madeira recebe muitos turistas por esta altura do ano (vídeo)
A Madeira está a receber muitos turistas por esta altura. A taxa de ocupação hoteleira está nos 80 por cento. Visitantes que vieram à Madeira não de propósito para o Carnaval mas trata-se de um complemento festivo bem-vindo.

Dois terços auferem rendimentos provenientes do turismo
Cerca de dois terços dos cidadãos portugueses residentes no Algarve assumem que uma parte ou a totalidade dos seus rendimentos familiares provêm do setor turístico, de acordo com um estudo divulgado hoje.

Grupo Air France-KLM está interessado na privatização da TAP
O Grupo Air France-KLM está interessado na privatização da TAP. O presidente executivo do grupo diz que as rotas da TAP para o Brasil são extremamente poderosas. O grupo terá que devolver as ajudas de Estado até abril e só então poderá concorrer à privatização da companhia portuguesa. Outros interessados na TAP são a Lufthansa e o grupo detentor da British Airways e da Ibéria

Combustíveis voltam a baixar na semana do Carnaval
A gasolina sem chumbo de 95 octanas baixa três cêntimos, o gasóleo rodoviário passa a custar menos quatro cêntimos e o gasóleo colorido e marcado baixa cinco cêntimos por litro.

Taxa de juro implícita no crédito à habitação subiu para 2,3%
Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em janeiro de 2023, a taxa de juro implícita no crédito à habitação, na Região Autónoma da Madeira (RAM), fixou-se em 2,3%, registando um acréscimo de 0,367 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, crescendo pelo 10.º mês consecutivo e atingindo o valor mais alto desde junho de 2012. Note-se que em janeiro de 2022, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era de 0,762%.