O primeiro-ministro anunciou hoje que Portugal, a partir do próximo ano letivo, vai duplicar o número de bolsas que concederá a estudantes de países africanos de língua oficial portuguesa e subir em 30% o valor dessas bolsas.
Os bancos emprestaram em abril 1.793 milhões de euros, a particulares, menos 730 milhões de euros do que em março, a uma taxa de juro média de 5,07%, segundo dados do BdP.
A Porto Santo Line informa que devido às más condições meteorológicas, que põem em causa a segurança dos passageiros e do navio, a viagem de 5 de junho entre o Porto Santo e a Madeira terá saída antecipada para as 12 horas.
As remessas dos portugueses emigrados na África do Sul subiram 27,5% no ano passado, aumentando para 33,4 milhões de euros, ainda assim longe do recorde de quase 50 milhões de euros de 2019.
O empresário madeirense Anaclet Teixeira deverá construir dois novos hotéis na Madeira, um no Funchal e outro na freguesia do Faial. Os investimentos, numa parceria com o grupo Barceló, podem chegar aos 15 milhões de euros, adiantou o empresário à Antena 1 Madeira.
O Presidente da República vai estar entre segunda e quinta-feira na África do Sul, país com o qual Portugal teve nos últimos dois anos uma balança comercial positiva, com as exportações a subir 30% de 2021 para 2022.
O Mercado Quinhentista é uma ótima oportunidade para o comércio. Os empresários estão confiantes num bom negócio e de dias tão bons quanto os da Feira Gastronómica.
A exportação está a registar um aumento significativo, o que deixa um dos maiores produtores de Vinho Madeira satisfeito. A Madeira Wine Company apresentou um evento, que se realiza amanhã, denominado de «Noites de Baco».
O espetáculo piromusical denominado «Das trevas à luz» terá a duração de 20 minutos e começa pelas 23 horas.
Em apenas quatro meses deste ano, a comercialização de Vinho Madeira no mercado nacional aumentou em quantidade de litros e também em valor financeiro. No ano passado, a venda de Vinho Madeira gerou mais de vinte milhões de euros. Os dados foram anunciados numa ação de promoção que decorre em várias cidades do continente.
A utilização da quota da raia curva atingiu os 80%, considerando os dados da frota portuguesa na zona nove (‘Atlantic Iberian Waters’), e as respetivas capturas podem vir a ser encerradas, avisou a DGRM.
Movimento de passageiros nos aeroportos da Região cresceu 12,7% em termos homólogos e ficou 41,7% acima do mesmo mês de 2019.
A partir de segunda-feira passa a existir, na Madeira, uma delegação do Banco de Fomento, que vai ficar situada num espaço por cima da Loja do Cidadão. O desafio foi lançado pelo secretário regional de Economia, Rui Barreto, com o objetivo de facilitar o contacto com os empresários e incentivar o investimento.
Os técnicos da secretaria regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural estão a avaliar os prejuízos provocados nas cerejeiras do Jardim da Serra, pelas fortes chuvas que se têm verificado nos últimos dias. A chuva nesta altura pode colocar em causa toda a cultura.
Quem o diz é o vice-presidente da ACIF, António Jardim Fernandes que comenta o recorde de 923 mil dormidas em abril, mais 10,9% face a abril do ano passado e mais 51 % em relação a abril de 2019.
A Região tinha um saldo excedentário na administração pública no valor de 46.6 milhões de euros, a 30 de abril. O ano passado esse valor era negativo em 14 milhões de euros.
Depois da defesa da divisão de cotas de pesca do atum e da critica à falta de sustentabilidade da frota açoriana, por parte da Coopesca, Paulo Avilla, da Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores rejeita as acusações e diz que os valores pescados tem apenas a ver com a passagem dos cardumes pelo arquipélago.
De acordo com os primeiros dados para o setor de alojamento turístico da Região, referentes ao mês de abril de 2023, estima-se a entrada de 188,8 mil hóspedes que geraram 923,4 mil dormidas, traduzindo variações homólogas de +11,6% e de +10,9%, respetivamente. Comparativamente a abril de 2019, registaram-se, pela mesma ordem, aumentos de 51,2% e 38,5%.