As estimativas, referentes a abril de 2023, revelam que 91,4% dos estabelecimentos do alojamento turístico da RAM registaram movimento de hóspedes neste mês. Analisando por segmento, verifica-se que foi o alojamento local que apresentou a maior percentagem de estabelecimentos com movimento de hóspedes (91,4%), seguido da hotelaria, com 91,2%, e o turismo no espaço rural, com 90,9%.
A Madeira tem pela frente a possibilidade de investir 860 milhões de euros em fundos da União Europeia, de diversas origens. O secretário das Finanças, Rogério Gouveia, destaca as áreas onde a Madeira tem apoios para o investimento. Áreas que vão desde o apoio à habitação, à inovação e às empresas.
O secretário de Estado das comunidades continua a visita à Namíbia. No setor das pescas, Paulo Cafôfo visitou a empresa do madeirense Ivo Gouveia, que o secretário de estado destaca como um exemplo do peso dos portugueses na pesca naquele país.
Portugal continua a ser «um dos mercados onde menos se paga» por notícias online, com quase 11% a fazê-lo, contra uma média global de 17%, de acordo com o relatório do Digital News Report 2023 hoje divulgado.
Os vistos gold podem ser a justificação para o aumento do número de edifícios licenciados na Madeira. No primeiro trimestre deste ano foram 128 os edifícios licenciados.
O Governo Regional, através da Associação de Investigação e Promoção da Economia Social, desenvolveu um site, onde pode ser consultada toda a ação da Região no âmbito da economia social e solidária. O objetivo é dar a conhecer as entidades que existem, onde estão e o que fazem. Seiscentas dessas entidades já se registaram nesta plataforma.
Três mil e 800 passageiros chegaram hoje à Madeira, a bordo do navio «Norwegian Getaway», que se estreou no porto do Funchal. Os passageiros aproveitaram a escala na Madeira para conhecer a ilha.
A presença portuguesa na Expo Internacional de Turismo de Macau, que se realiza entre os próximos dias 30 de junho e 2 de julho, vai ser reforçada este ano com a presença de um pavilhão da Madeira.
O Porto do Funchal recebe hoje pela primeira vez, o navio de cruzeiros «Norwegian Getaway» que traz 5416 pessoas a bordo, sendo 3834 passageiros e os restantes tripulantes.
As exportações de componentes automóveis aumentaram 22,5% de janeiro a abril face a igual período do ano passado, para 3.945 milhões de euros, anunciou hoje a AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel.
No 1.º trimestre de 2023, foram licenciados 128 edifícios, traduzindo-se num aumento de 1,6% face ao mesmo período de 2022 (126).
O número de passageiros que chegou aos Açores a bordo de navios de cruzeiros aumentou de 68 mil para 115 mil, no primeiro semestre, e as escalas dos navios cresceram de 113 para 132 barcos, foi hoje anunciado.
Na próxima década, a Empresa de Cervejas da Madeira espera ter 10% da quota do mercado nacional de bebidas, cerca de oito e meio por cento a mais do que atualmente. Miguel de Sousa, administrador da empresa, acredita que a meta é possível, uma vez que há um incentivo determinante. Em breve vão ser lançados novos refrigerantes sem açúcar e sem gás dirigidos aos mais novos. O volume de negócios obtido pela empresa no ano passado foi de 58 milhões de euros e este ano a estimativa é chegar aos 60 milhões.
Neste momento o produto está a maturar em barricas, que têm entre 30 e 80 anos e que sempre amadureceram vinho Madeira. A empresa Justino's, que já produziu um vinagre para uma marca de azeites, diz que o objetivo agora é produzir um vinagre de elevada complexidade.
A gasolina sem chumbo de 95 octanas baixa três cêntimos, o gasóleo colorido também baixa três cêntimos, enquanto o gasóleo baixa dois cêntimos.
Portugal registou em 2022 o quinto maior défice da balança comercial entre os países da União Europeia e o sexto maior défice em percentagem do PIB, de 31.036 milhões de euros e 13,0%, respetivamente, divulgou hoje o INE.
Em Portugal, só se produzia tabaco praticamente nos Açores. Desde 2019, os mais de quarenta produtores do arquipélago deixaram o cultivo do tabaco para se dedicarem a outras plantações.
O próximo programa comunitário, Madeira 20-30, tem cerca de 156 milhões de euros para as empresas madeirenses. Um aumento de 30% em relação ao anterior quadro financeiro. Os eixos prioritários já estão definidos e foram revelados pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, no programa «Madeira em Números», que será emitido esta noite.
Vai abrir uma nova loja Continente na estrada monumental, no edifício São Lucas. As obras já estão em andamento e a nova superfície comercial deve abrir em setembro deste ano.
O secretário de Estado do Mar anunciou hoje que o Governo candidatou à reprogramação dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dois projetos para investir na economia do mar, num investimento global de 100 milhões de euros,