O Governo Regional da Madeira estima atingir uma taxa de ocupação hoteleira de 88,1% durante a Festa do Vinho, que decorre entre 27 de agosto e 10 de setembro, um valor semelhante ao de 2016 (89%).
"A taxa de ocupação prevista é de 88,1% com base numa sondagem feita no dia 16 de agosto junto dos hotéis na Madeira", disse hoje o secretário da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, durante a apresentação do programa do evento.
O governante realçou ainda que executivo investiu 270 mil euros na Festa do Vinho e conta com um retorno muito superior em consequência da taxa prevista de ocupação hoteleira.
Na altura, o governante frisou que o governo regional "está a trabalhar para ter uma festa mais dinâmica e mais atrativa", tendo destacado a XIV Semana Europeia do Folclore (27 a 30 de agosto) e para o desfile histórico e etnográfico (03 de setembro) no Funchal.
"Temos uma festa mais alargada no tempo, o que nos permite também atrair durante mais tempo pessoas com o mesmo evento", vincou Eduardo Jesus, sublinhando, por outro lado, a aposta na descentralização, pois vão decorrer iniciativas em quatro concelhos dos onze que compõem a região autónoma – Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava (zona oeste da ilha) e Machico (zona leste).
O secretário regional indicou, ainda, que a organização do evento envolve 2.350 pessoas e que o desfile histórico e etnográfico vai contar com 600 participantes.
Por outro lado, sublinhou a importância de associar a promoção turística da Madeira ao vinho, que, segundo disse, funciona como um "verdadeiro embaixador" do destino.
LUSA