No mês em referência, o aeroporto da Madeira registou um aumento, quer no movimento de aeronaves (2 808; +8,5% face a março de 2024), como no número de passageiros (431,8 mil; +7,7%). No aeroporto do Porto Santo registou-se uma redução no movimento de aeronaves (167; -12,1% que no mesmo período de 2024) e no número de passageiros (10,7 mil; -22,0%). Faz-se notar que os resultados apurados para este mês podem ter sido ligeiramente influenciados pelo efeito calendário, uma vez que, enquanto a Páscoa de 2024 foi celebrada em março, em 2025 ocorreu mais tardiamente, em abril.
Nos primeiros três meses de 2025, as variações dos movimentos de aeronaves e passageiros foram de +8,8% e +6,7%, respetivamente.
Em março de 2025, cada aeronave (considerando-se conjuntamente as que aterraram e descolaram) transportou, em média, cerca de 154 passageiros (155 em março de 2024) no aeroporto da Madeira, enquanto no do Porto Santo aquele valor aproximou-se dos 64 passageiros (72 no mesmo período de 2024).
Em março de 2025, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM aumentou 15,8% no tráfego internacional (205,9 mil) e diminuiu 3,2% no segmento doméstico (191,5 mil).
No aeroporto da Madeira, o tráfego internacional (57,1%) predominou face ao doméstico (42,9% do total). No Aeroporto do Porto Santo houve uma preponderância do tráfego doméstico (60,8% do total), mas com maior desproporção comparativamente ao mesmo período em 2024 (58,6% do total).
No mês em referência, os voos regulares nos aeroportos da RAM representaram 91,5% do total de aeronaves movimentadas e 93,1% dos passageiros (91,4% e 93,6% em março de 2024, respetivamente).
Em março de 2025, a ocupação das aeronaves movimentadas nos aeroportos da RAM rondou os 86,0%, com o aeroporto da Madeira a atingir os 86,7% e o Porto Santo os 65,6%. No ano passado, as taxas de ocupação homólogas foram superiores, quer no conjunto dos dois aeroportos regionais (87,9%), quer no aeroporto da Madeira (88,5%) e quer no do Porto Santo (72,9%).
Os passageiros embarcados e desembarcados nos aeroportos da RAM (sem considerar os passageiros em trânsito) ascenderam a 1 139,5 mil, de janeiro a março de 2025, 43,5% deste total correspondeu ao tráfego exclusivamente entre aeroportos localizados em território nacional, que inclui as ligações interiores e domésticas e 56,5% ao tráfego internacional. No âmbito deste último, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos internacionais dos aeroportos da RAM (29,1%), seguido da Alemanha (22,8%) e da Polónia (12,4%).
Aeroporto da Madeira cresce em número de companhias, rotas e destinos
O Inverno IATA (International Air Transport Association) teve início no dia 27 de outubro de 2024 e terminou no dia 29 de março de 2025. Durante este período, o aeroporto da Madeira operacionalizou voos comerciais de 32 companhias aéreas (28 no Inverno IATA 23/24), com 65 rotas (62 no período homólogo) e para 61 destinos (56 no Inverno IATA 23/24). No aeroporto do Porto Santo, realizaram-se voos comerciais em 5 rotas (5 no Inverno IATA 23/24), operados por 5 companhias aéreas (5 no período homólogo) e com 5 destinos (5 no Inverno IATA 23/24).