Nos nove primeiros meses de 2024, as variações dos movimentos de aeronaves e passageiros foram de +0,2% e +3,9%, pela mesma ordem.
Cada aeronave (considerando-se conjuntamente as que aterraram e descolaram) transportou, em média, cerca de 155 passageiros (150 em setembro de 2023) no aeroporto da Madeira, enquanto no do Porto Santo aquele valor atingiu os 107 passageiros (100 no mês homólogo).
Em setembro de 2024, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM cresceu 5,3% no tráfego internacional e 0,9% no segmento doméstico.
No aeroporto da Madeira, o tráfego internacional (55,5% do total) predominou face ao doméstico (44,5%). No Aeroporto do Porto Santo houve uma preponderância do tráfego doméstico (86,1% do total), mas com maior desproporção comparativamente a agosto de 2024.
Neste mês de referência, os voos regulares nos aeroportos da RAM representaram 93,2% do total de aeronaves movimentadas e 95,0% dos passageiros (90,4% e 92,1% no período homólogo, respetivamente).
Em setembro de 2024, a ocupação das aeronaves movimentadas nos aeroportos da RAM rondou os 88,5%, com o aeroporto da Madeira a atingir os 89,1% e do Porto Santo os 80,8%. No mesmo período do ano passado, a taxa de ocupação foi inferior tanto no conjunto dos dois aeroportos regionais (86,8%), como nos aeroportos da Madeira (87,8%) e do Porto Santo (75,8%).
De janeiro a setembro de 2024, os passageiros embarcados e desembarcados nos aeroportos da RAM ascenderam a 3 837,4 mil, uma metade correspondente ao tráfego exclusivamente entre aeroportos localizados em território nacional, que inclui as ligações interiores e domésticas (47,2% do total no seu conjunto) e outra ao internacional (52,8%). No âmbito deste último, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos internacionais dos aeroportos da RAM (28,7%), seguido da Alemanha (20,0%) e da França (9,3%).