“Em final de julho, 6.326 projetos estavam aprovados no programa Mar 2020, que envolvem um investimento de 701,5 milhões de euros e contam com um apoio público de 470,7 milhões de euros”, lê-se numa nota divulgada no ‘site’ deste programa operacional.
A taxa de execução do Mar 2020 está agora nos 56%, sendo que, no final de junho, segundo o boletim dos fundos europeus, a execução do programa estava nos 55%.
Segundo o documento, com desempenho superior à execução média do programa estão os projetos da Prioridade 1 (64%), destinada a promover uma pesca sustentável, eficiente, inovadora e competitiva, e da Prioridade 5 (72%), que promove a comercialização e transformação dos produtos de pesca e aquicultura.
O programa operacional Mar 2020, que se insere no Portugal 2020, tem como objetivo a implementação das medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), estando entre as suas prioridades a promoção da competitividade e a sustentabilidade económica, social e ambiental, bem como o aumento da coesão territorial.
Este programa tem uma dotação global de 508 milhões de euros, dos quais cerca de 116 milhões de euros correspondem à contrapartida pública nacional, que tem origem no Orçamento do Estado.
Os restantes 392 milhões de euros provêm do FEAMP, 219 milhões de euros dos quais já executados.