A Madeira vai receber 279, 8 milhões de euros de transferências do orçamento de estado para 2025, ao abrigo da Lei de Finanças Regionais. São menos 25,1 milhões de euros do que em relação ao orçamento de estado deste ano. Os valores constam da proposta de Orçamento do Estado hoje tornada pública.
Haverá ainda outras transferências do Estado para a Madeira, no valor de 30,8 milhões de euros, ao abrigo do financiamento para a comparticipação nas obras do novo Hospital Central e Universitário da Madeira. Serão tambem transferidos 194 mil euros para o programa Sentinela Atlântica, gerido pelo Comando Operacional da Madeira, em parceria com a Região e com a ARDITI. Haverá também a transferência de 89 mil euros para encargos com os exames nacionais.
O Gabinete do Representante da República vai custar cerca de 200 mil euros. O Estado Prevê ainda investir em 2025, um total de 34 milhões de euros no anel CAM, o cabo submarino que vai ligar Portugal Continental à Madeira e aos Açores.
No total o Estado transfere para as duas regiões autónomas um total de 599 euros ao abrigo da Lei de Finanças Regionais. Os Açores recebem mais dinheiro do que a Madeira, num total de 319,3 milhões de euros.