"Os dados fornecidos pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) mostram que os montantes relativos às duas principais operações da rede Multibanco (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automáticos), consideradas no seu conjunto, registaram, em 2018, um crescimento de 4,7% face ao ano de 2017, atingindo o montante recorde de 1,6 mil milhões de euros. No caso dos cartões nacionais, o acréscimo no referido agregado foi de 6,1% enquanto nos internacionais verificou-se uma redução de 2,1%", revela hoje a Direção Regional de Estatítica (DREM).
As compras através de terminais de pagamento automáticos (TPA) atingiram, em 2018, os 958,9 milhões de euros, +7,8% que em 2017. As compras feitas com cartões nacionais rondaram os 754,3 milhões de euros (+9,5%), enquanto as compras realizadas com cartões internacionais fixaram-se nos 204,6 milhões de euros (+2,0%)".
"A análise dos dados mostra ainda que na maioria dos municípios da RAM registaram subidas nesta variável, constituindo a Calheta o município onde o crescimento dos levantamentos agregados das compras através de TPA foi mais significativo (+11,3%), seguido de Câmara de Lobos (+10,6%) e Ponta do Sol (+10,1%). A única descida verificou-se no Porto Santo (-1,3%)".
Ainda de acordo com a DREM, "no 4.º trimestre de 2018, os montantes levantados em caixas Multibanco aumentaram 2,9% face ao período homólogo, enquanto as compras através de TPA cresceram 7,4%. A nível nacional, as variações homólogas nos levantamentos e nas compras através de TPA no último trimestre de 2018 foram de +3,4% e +8,4%, respetivamente.
Sendo dezembro historicamente o mês de maior movimentação na rede Multibanco (165,2 milhões de euros), o que naturalmente está associado à quadra festiva celebrada, constata-se que face ao mês homólogo, o montante de levantamentos adicionado das compras através de TPA cresceu 6,0%. Os montantes movimentados através destas duas operações com cartões nacionais subiram 7,1%, enquanto os realizados com cartões internacionais diminuíram 1,5%."