Trata-se do navio MARINE TARABA, construído em 2008, navio “gémeo” do Raquel S, comprado em 2018 pela GS Lines e que até hoje o maior navio porta-contentores alguma vez detido por armadores portugueses.
O navio, agora adquirido pelo Grupo Sousa, passará a chamar-se FERDINANDA S – em homenagem à mãe do fundador e detentor de 80% do capital, Chairman e CEO do Grupo, Luís Miguel Sousa – e será colocado nas linhas internacionais que o Grupo serve, nomeadamente as que ligam Portugal, Espanha, Canárias, Cabo Verde e Guiné Bissau.
O navio FERDINANDA S juntar-se-á, assim, aos restantes navios do Grupo Sousa: RAQUEL S, REBECCA S, LAURA S, FUNCHALENSE 5 (todos eles navios porta-contentores), bem como ao ferry Lobo Marinho, que assegura as ligações diárias e regulares de passageiros e mercadorias entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo.
O valor que o Grupo Sousa investiu na aquisição do navio FERDINANDA S ascendeu a cerca de 28 milhões de euros, e reflete o seu forte compromisso e estratégia de longo prazo nos mercados onde opera, em que se destacam as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, Cabo Verde e Guiné-Bissau.