O conselho de governo da Madeira vai participar no aumento de capital da empresa Horários do Funchal (HF), cedendo um prédio rústico que possui avaliado em 334 mil euros, revela hoje o Jornal Oficial da Região.
A HF é detida em 95% pelo Governo Regional da Madeira e os restantes 5% são da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM). Mas, como esta última também é detida na totalidade pelo executivo madeirense, o aumento de capital no valor total de 352 mil euros será sempre feito pelo governo regional.
O conselho de administração da HF solicitou um aumento de capital e, por parte do executivo madeirense, a participação no aumento será feita com a "transmissão de um prédio rústico" que possui.
De acordo com a resolução, o prédio situa-se no município de Santa Cruz, freguesia da Camacha, tem uma área global de 7.970 m2 e é cedido "a título de entrada em espécie", valendo para o efeito 334 mil euros.
Os restantes 5%, da EEM, serão realizados "em numerário", no valor de 17 mil euros.
Este aumento de capital da HF, que deixa a empresa com um capital social de 17,8 milhões de euros, é justificada para "manter rácios de solvabilidade suficientes para a boa saúde financeira da empresa que lhe permita melhorar o serviço prestado, assegurando os investimentos que deve continuar a realizar".