Os dois navios estão a movimentar um total de 1 140 pessoas, das quais 588 são passageiros.
O Hanseatic Spirit traz nesta viagem 212 passageiros e 170 tripulantes, parte esta tarde, com destino a Lisboa, no âmbito do cruzeiro de 14 noites iniciado a 31 de outubro em Tenerife, com escalas em Fuerteventura, Lanzarote, La Palma, Porto Santo, Funchal, Lisboa, Porto, Corunha, Honfleur e Hamburgo, último destino deste itinerário que termina a 14 de novembro.
O ILMA está fretado e a atravessar o Atlântico, numa viagem de 13 noites que designou de Lisboa a San Juan, onde chega a 14 de novembro.
Pelo meio ficam as escalas no Porto do Funchal e em Norman Island, nas Ilhas Virgens Britânicas.
A bordo, traz 376 passageiros que são essencialmente, convidados nesta viagem e 382 tripulantes.
O navio alia o luxo e a inovação tecnológica, num compromisso assumido pela companhia de implementar práticas mais sustentáveis. Tem quatro motores biocombustíveis movidos a GNL, gás natural liquefeito, estando igualmente preparado tecnicamente para se adaptar a novos combustíveis.
Mede 241 metros de comprimento, tem 46 750 toneladas e dispõe de 224 cabines com varanda.
A viagem inaugural de 7 noites, saiu de Monte Carlo a 2 de setembro e terminou em Roma.
O nome ILMA deriva da palavra maltesa que significa água e o design inspira-se de forma subtil, na mitologia, no litoral, na História e na fauna de Malta.