O Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura visitou, esta manhã, algumas das empresas afetadas pelos incêndios que assolaram, esta semana, a cidade do Funchal. Uma visita que serviu, segundo o governante, para “aferir a realidade e os prejuízos que foram causados e, naturalmente, para passar uma mensagem de confiança e de total abertura e disponibilidade, por parte do Governo Regional, em apoiar os empresários nesta fase”.
“Estamos fortemente empenhados nesta recuperação e é também por isso que estamos a trabalhar, conforme já anunciado e junto do Governo da República, na criação de uma linha de apoio ao tecido empresarial que responda, da melhor forma, a estas situações”, frisou o governante, acrescentado que “a prioridade vai para o levantamento detalhado e exaustivo de todas as necessidades, pois é desse levantamento que irá depender a concretização dos apoios e das ajudas que são cruciais para ultrapassarmos este momento”.
Eduardo Jesus constatou os prejuízos mas, também, a capacidade de recuperação dos empresários com quem manteve contactos: “à semelhança do que se verificou no setor hoteleiro – com respostas dadas em menos de 24 horas – também aqui, em pouco mais do que isso, houve um esforço extraordinário em retomar a normalidade, o que demonstra, claramente, o profissionalismo destas pessoas e a vontade que existe em recuperar os negócios e as atividades que vinham sendo prestadas”.
Um esforço bastante apreciado pelo governante, sobretudo porque “deste espírito e desta entrega dependem, diretamente, o emprego de muitas famílias e o contributo direto destas empresas para a economia local e regional”.
Ontem a Diretora Regional da Economia e Transportes e o Diretor Regional da Inovação, Valorização e Empreendedorismo estiveram em contato com algumas empresas locais, nas freguesias do Monte e de São Roque. Visitas que prosseguem hoje e nos próximos dias, para afirmar a disponibilidade, o interesse e a vontade que existem para apoiar a recuperação empresarial e a progressiva normalidade de todas estas atividades.