Como a DREM referiu na primeira divulgação do IRAE, em outubro de 2017, o objetivo do mesmo é “sinalizar o comportamento da atividade económica, nomeadamente no que se refere à sua direção e magnitude das flutuações: se esta se encontra em terreno positivo ou negativo, as acelerações, desacelerações e a identificação de pontos de viragem”. O seu valor quantitativo, assume por isso uma importância secundária, não se apresentando o mesmo como um substituto da variação real do Produto Interno Bruto, a ser apurada com um conjunto mais variado e completo de informação estatística, muito embora haja uma forte correlação entre as duas variáveis.
Destaque-se ainda que o IRAE é sujeito a revisão de dados sempre que a informação final das Contas Regionais fica disponível. Neste sentido, nesta divulgação, o IRAE foi recalculado, o que teve como consequência uma revisão dos valores anteriormente divulgados e uma maior amplitude das variações do passado mais recente.
De assinalar ainda que quer para 2019 e 2020, tal como sucedeu nos anos anteriores, o IRAE mostrou-se em linha com a variação real do PIB para aqueles anos.