Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Consumo da matéria-prima ouro cai 11% em outubro
Foto: REUTERS/Alexander Manzyuk/File Photo
Economia 20 nov, 2024, 16:24

Consumo da matéria-prima ouro cai 11% em outubro

O consumo da matéria-prima do ouro desceu 11% em outubro, face ao período homólogo do ano passado, avança a Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria (APIO) em declarações à agência Lusa.

Para a APIO a queda no consumo resulta da “subida da cotação do ouro que tem impacto direto no setor”.

A subida do preço do ouro tem consequências diretas para os produtores, assim como para os consumidores finais. “Para os produtores, resulta em maiores custos de matéria-prima levando, muitas vezes, à adaptação dos designs para reduzir o peso das peças”, refere a APIO.

A redução do preço das peças também pode ser conseguida através da “produção em toques inferiores, dentro dos limites legais previstos na RJOC [Regime Jurídico da Ourivesaria e das Contrastarias], por exemplo, em vez de utilizar 800% (milésimas) de ouro na composição da liga, os produtos podem optar por toques como 750%, 585% ou 375%, que requerem menos ouro”, salienta a associação.

O toque é o método utilizado para identificar a liga de uma joia preciosa. Em Portugal, a certificação das peças é feita pela Contrastaria, um departamento da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), obedecendo aos toques legais estabelecidos no RJOC.

A APIO salienta ainda que, “em Portugal, existe uma tradição de preferir toques mais altos, o que limita a adoção de toques inferiores, especialmente pelos produtores nacionais”, ao mesmo tempo que se “observa uma maior procura por peças de menos gramagem ou designs alternativos, como forma de os consumidores se adaptarem ao contexto de preços elevados”.

“Nas lojas, verifica-se um aumento do valor dos produtos, o que pode afetar as vendas, sobretudo no segmento de menor poder de compra. Contudo, também surgem oportunidades, como o aumento da procura por peças de ouro enquanto investimento”, concluiu.

A Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria pretende representar, apoiar e defender os interesses das empresas ligadas à indústria da ourivesaria no país, bem como promover o desenvolvimento e modernização do setor.

Lusa

Pode também gostar

Imagem de 2ª fase do campeonato CAB defronta Maia no sábado e com novo jogador DeAndre Mays

2ª fase do campeonato CAB defronta Maia no sábado e com novo jogador DeAndre Mays

Imagem de Navio Mein Schiff 2 está no Funchal

Navio Mein Schiff 2 está no Funchal

Imagem de Venda ambulante de fruta começou hoje no Funchal (vídeo)

Venda ambulante de fruta começou hoje no Funchal (vídeo)

Imagem de Atletas do CNF e ACD Jardim da Serra vencedores do Duatlo da Ponta do Sol 2021

Atletas do CNF e ACD Jardim da Serra vencedores do Duatlo da Ponta do Sol 2021

Imagem de Marítimo B vence pela margem mínima no primeiro teste de Machico na pré-temporada

Marítimo B vence pela margem mínima no primeiro teste de Machico na pré-temporada

Imagem de Existência de podcasts na Madeira é residual (vídeo)

Existência de podcasts na Madeira é residual (vídeo)

Imagem de Covid-19: Federação Portuguesa de Futebol cancela campeonatos seniores não profissionais

Covid-19: Federação Portuguesa de Futebol cancela campeonatos seniores não profissionais

Imagem de ACIF defende a criação de um fundo para gerir as receitas da taxa turística (vídeo)

ACIF defende a criação de um fundo para gerir as receitas da taxa turística (vídeo)

Imagem de Santacruzense 1 x Portosantense 0

Santacruzense 1 x Portosantense 0

Imagem de Habitantes da Maloeira ajudam bombeiros a salvar propriedades (vídeo)

Habitantes da Maloeira ajudam bombeiros a salvar propriedades (vídeo)

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025