O procedimento concursal de âmbito internacional para o restabelecimento da ligação marítima, por ferry, entre a Madeira e o continente português termina hoje.
No início de novembro foi prorrogado por mais 45 dias (o concurso terminava às 00:00 horas de dia 3, ao final de um prazo de 70 dias) devido ao facto de uma das empresas concorrente ter requerido um adiamento para cumprir as cláusulas exigidas de um concurso público internacional "com alguma complexidade", explicou na altura o vice-presidente do Governo Regional.
A 25 de agosto, a então Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira anunciava estar "aberto o procedimento concursal, de âmbito internacional, para o restabelecimento da ligação marítima, por ‘ferry’, entre a Região e o continente português".
Na altura, o Governo Regional revelava que o "anúncio do respetivo procedimento" já estava em Diário da República e que os concorrentes tinham, a partir daquela data, "um prazo de 70 dias para a apresentação das suas propostas".
O Governo Regional fixa que "o navio a utilizar nesta linha operará com bandeira comunitária e pelo período mínimo de serviço de três anos, tendo uma frequência semanal, de ida e volta, com a particularidade de ser uma ligação subsidiada para passageiros e carga agregada a estes".
A embarcação a operar deverá ter capacidade mínima para 300 passageiros.
O Concurso Público Internacional impõe que a velocidade de serviço do ‘ferry’ a utilizar nesta ligação permita fazer a viagem entre a Madeira e o continente em menos de 24 horas.
Também termina hoje o prazo do concurso para a ligação aérea para o Porto Santo, lançado pelo Governo da República.