As exportações para os países da União Europeia rondaram os 375,7 mil litros, gerando uma valorização de 1,6 milhões de euros, o que representa variações homólogas de +0,4% e +1,6%, em volume e em valor, pela mesma ordem. A comercialização no mercado nacional rondou os 167,4 mil litros e rendeu mais de 1,3 milhões de euros, dos quais 127,8 mil litros e 1,0 milhões de euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira. Por sua vez, as exportações para os Países Terceiros atingiram os 236,7 mil litros, produzindo uma receita de 2,1 milhões de euros, o que representa crescimentos de 6,5% e 27,8%, respetivamente.
Nos países da União Europeia (UE), destaque para o aumento das vendas para o mercado alemão com variações de +60,7% e +40,3%, na quantidade e valor, respetivamente. Pela negativa, registe-se a quebra das vendas para a França (-5,1% em quantidade e -10,7% em valor) – que continua a ser o mercado mais importante dentro dos países da UE – e também para a Bélgica (-60,1%; -46,4%) e Suécia (-24,2%; -7,2%). Refira-se ainda que, no mercado continental, a quantidade comercializada aumentou 32,0%, e em valor 0,8%.
No mercado extracomunitário, saliência pela positiva para os Estados Unidos (+69,9% nas quantidades e +126,8% em valor), Japão (+13,1%; +3,0%), Canadá (+38,5%; +64,0%), Suíça (+246,5%; +314,6%) e China (+110,5%; +82,4%) e pela negativa para o Reino Unido (-66,1%; -64,4%).
Do total comercializado, 72,5% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 7,84 euros/litro (6,88 euros/litro no 2.º trimestre de 2021). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,78 euros/litro (mais 0,12 euros/litro que em período homólogo).