Segundo os dados fornecidos pelo IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM, a comercialização de vinho da Madeira, rondou os 698,1 mil litros no 3.º trimestre de 2022, o que se traduziu em receitas de primeira venda que não ultrapassaram os 5,1 milhões de euros.
No trimestre em referência, terceiro trimestre, apenas as vendas em território nacional contrariaram as quedas registadas nos mercados intra e extracomunitário, que pela sua expressão, determinaram a queda global. Assim, a comercialização no mercado nacional rondou os 137,9 mil litros (+44,1% que no período homólogo) e rendeu mais de 1,3 milhões de euros (+49,8%), dos quais 111,9 mil litros e 1,1 milhões de euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira.
As exportações para os países da União Europeia rondaram os 313,7 mil litros, gerando uma valorização de 1,6 milhões de euros, o que representou variações homólogas de -23,8% e de -9,8%, em volume e em valor, pela mesma ordem. Por sua vez, as exportações para os Países Terceiros ficaram-se pelos 246,4 mil litros, produzindo uma receita de 2,2 milhões de euros, traduzindo diminuições de 8,0% e 20,2%, respetivamente. Nos países da União Europeia (UE), destaque para as quebras das vendas para o mercado francês, que continua a ser o mercado mais importante no conjunto dos países da EU, com variações de -30,4% e -26,1%, na quantidade e em valor, respetivamente e também no caso da Dinamarca (-4,7%; -23,9%). Note-se ainda as diminuições no volume, mas os aumentos na valorização na Alemanha (-0,5%; +8,4%) e na Bélgica (-50,9%; +53,4%).
No mercado extracomunitário, saliência pela positiva para o Japão (+42,0% nas quantidades e +58,2% em valor) e pela negativa para os Estados Unidos (-49,3%; -39,4%). Do total comercializado, 78,5% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 8,47 euros/litro (8,02 euros/litro no 3.º trimestre de 2021). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,88 euros/litro (mais 0,13 euros/litro que em período homólogo).
Alargando a análise aos primeiros nove meses do ano, observa-se que a comercialização de vinho da Madeira ainda apresenta um balanço positivo. Assim, em termos acumulados, a quantidade comercializada ultrapassou os 2,1 milhões de litros, gerando aproximadamente 15,1 milhões de euros de receitas de primeira venda. Comparativamente ao mesmo período de 2021, observa-se que tanto a quantidade comercializada como o valor de primeira venda apresentam variações homólogas positivas de 3,8% e 18,1%.
De janeiro a setembro de 2022, as exportações para os países da União Europeia totalizaram 1,0 milhões de litros e renderam 4,7 milhões de euros, traduzindo quebras de 11,1% e 2,1%, respetivamente. Nos mercados mais importantes, destaque pela positiva para os Países Baixos (+32,8% em volume e +25,7% em valor) e pela negativa para a Bélgica (-41,0%; -1,7%). O principal mercado, a França, observou variações de -12,4% e de -10,6%, na quantidade e valor, respetivamente.
Nos outros dois agrupamentos (mercados nacional e extra-UE), as variações foram positivas e compensaram a queda no mercado intra-UE. Assim, impulsionado pelas vendas na RAM, o mercado português, viu a quantidade comercializada aumentar 89,8% e o valor, 90,6%.
Quando comparado com o período homólogo, o mercado extracomunitário registou um aumento de 1,5% nas quantidades vendidas e de 11,7% na receita. Destaque pela positiva para o Japão (+43,6% nas quantidades e +45,0% em valor), Suíça (+32,5%; +117,4%) e pela negativa para o Reino Unido (-18,8%; -13,8%). Nos Estados Unidos (-0,5%; +31,2%) e na China (+29,8%; -21,5%), as variações foram mistas.
Do total comercializado nestes nove meses, 74,6% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 8,51 euros/litro (7,35 euros/litro nos primeiros nove meses de 2021). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,78 euros/litro (mais 0,15 euros/litro que em período homólogo).