“Os agrupamentos selecionados passam agora à última fase do concurso, sendo convidados a apresentar propostas no prazo máximo de 45 dias”, refere a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, numa nota enviada às redações.
O preço base do concurso público rondou os 265 milhões de euros e engloba infraestruturas gerais, acabamentos e instalações técnicas.
O início desta terceira fase do projeto está previsto para o primeiro semestre de 2026.
Em outubro do ano passado, o Governo Regional informou que seis agrupamentos, envolvendo 15 empresas, estavam a disputar o concurso limitado por qualificação prévia para a terceira fase da empreitada.
O novo hospital da Madeira representará um investimento superior aos 350 milhões de euros inicialmente previstos, contando com a comparticipação do Estado Português, que declarou, em 2018, este empreendimento como projeto de interesse comum.
Localizado nos arredores do Funchal, em Santa Quitéria, tem uma área de aproximadamente 171.318 metros quadrados, terá cerca de 600 camas, um heliporto e cerca de 1.200 lugares de estacionamento.
Quando começou a ser construído, o Governo Regional estimava que o novo hospital estaria concluído em 2027, mas entretanto o executivo prevê que esteja em funcionamento apenas no final de 2029.
Lusa