Uma visita que serviu também para oficializar a estreia do ‘MSC Virtuosa’ no Funchal, com a habitual troca de placas das entidades da comunidade portuária e marítima com o comandante do navio, o holandês Jakobus, Henrerikus Lefering.
A cerimónia seguiu-se à apresentação do Diretor Geral da companhia, em Portugal, Eduardo Cabrita.
Na oportunidade foi reiterado que a companhia continua a apostar na Região, tendo incluído a Madeira em dois itinerários diferentes de dois dos seus navios de cruzeiro numa viagem à volta do mundo.
Ainda este ano, a companhia vai retomar os turnarounds no Porto do Funchal, com o navio ‘Divina’, com escalas entre outubro e novembro.Porto do Funchal, dois navios, um deles em estreia e mais de 8 000 pessoas.
Em relação ao movimento no Porto do Funchal, hoje estão dois navios acostados. O estreante ‘MSC Virtuosa’ e o cliente das quintas-feiras, ‘Marella Explorar’, que estão a movimentar 8.006 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
O ‘Marella Explorer’ traz 11822 passageiros e 762 tripulantes, a bordo. Fica na Madeira durante 13 horas, partindo às 21 horas para Lanzarote, prosseguindo o cruzeiro de 7 noites pelas ilhas da Madeira e Canárias.
A escala inaugural do ‘MSC Virtuosa’ no Porto do Funchal faz parte do cruzeiro de 21 noites que o navio está a fazer. Saiu de Southampton a 6 de janeiro, seguindo-se escalas em Hamburgo, Rotterdam, Le Havre (Paris), Lisboa, Cadiz, Casablanca, agora Funchal e depois, Tenerife, Las Palmas, Lanzarote, Corunha e finalmente, Southampton, onde termina a viagem no próximo dia 27.
O navio chegou ao Funchal com 3785 passageiros e 1637 tripulantes. Já desembarcou 27 passageiros e embarcou outros 78, pelo que à saída, às 17 horas parte com 3836 passageiros para Tenerife.
O ‘MSC Virtuosa’ é um dos maiores navios da frota MSC, irmão do ‘MSC Grandiosa’. É um dos navios mais inovadores em termos de tecnologia ambiental que lhe permitem uma eficiência energética de navegação, permitindo uma grande redução nas emissões de óxido de enxofre (98%) e de óxido de nitrogénio (90%).
Aliás, o navio foi condecorado com as 11 Golden Pearls da Bureau Veritas pelas características inovadoras, onde se inclui além da proteção ambiental, a saúde e a segurança.
Entregue em fevereiro de 2021, o navio esteve três meses depois, a operar com cruzeiros curtos no mercado inglês. A cerimónia de inauguração teve lugar a 27 de novembro no Dubai.
A MSC foi, no ano passado, a quarta companhia de cruzeiros, com maiores movimentos no Porto do Funchal, tendo trazido 38 875 passageiros, em 17 escalas, números que representam uma percentagem de 9,31% no total das companhias que operam nos Portos da Madeira.
Segundo o Diretor Geral da MSC Portugal, Eduardo Cabrita, a frota neste momento, é constituída por 22 navios, prevendo-se que em 2030, esse número suba para 40 navios.